O professor e coordenador do curso de Administração Pública da Faculdade Asces, Osório Chalegre, ministrará palestra na tarde desta quinta-feira (04/07) sobre Controle Social em Regimes Próprios de Previdência durante o 47ª Congresso Nacional da Abipem e o IV Congresso Estadual da Assimpasc. Os eventos acontecem até esta sexta-feira (05/07), em Joinville (RS).

A estimativa é da participação de 1.200 pessoas. O evento da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais já é tradicional no calendário nacional, e tem como principal propósito fortalecer atuação da associação e aprimoramento técnico científico do sistema previdenciário brasileiro.

Segundo defende Osório, o controle social garante a participação efetiva dos destinatários da política pública de previdência, no caso os servidores, no processo gestorial e decisório. “É um requisito fundamental para a transparência, para a democracia e para a tomada de decisões compartilhadas, entre gestores e usuários do sistema”, conclui.

Paralelamente acontece também o IV Congresso Estadual da ASSIMPASC. O evento conta com o apoio do Ipreville – Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos e do Joinville Região Convention & Visitors Bureau.

Programação completa já está disponível: http://dm.inf.br/abipem/2013/47cn03a05julJoinvilleSC/programacao.php

Foto – Osório Chalegre participou ainda do XI Seminário sul brasileiro de previdência, em maio, em Novo Hamburgo (RS) onde também foi abordada a questão do controle social nas entidades de previdência, tema, inclusive, da dissertação de Mestrado (UFPE) dele.