Entre os dias 17 a 21 de Junho o professor e cientista político, Vanuccio Pimentel, esteve na Universidade de Salamanca na Espanha, para integrar o grupo de 70 observadores eleitorais pela Organização dos Estados Americanos (OEA), no curso de Formação Internacional, da Escola Internacional de Observação Eleitoral.

Vanuccio Pimentel foi um dos três brasileiros selecionados pela Escola que reuniu pessoas de 30 países para formação dos observadores para missões mais complexas realizadas pela OEA.

O objetivo foi formar e capacitar o grupo para missões de observação que implique um tempo maior de permanência nos países, bem como, uma melhor capacidade dos observadores de construir relatórios mais complexos.

“Tudo isso serve de bagagem para que possamos no futuro observar eleições mais complexas, como no Haiti ou na Nicarágua. Além disso, a OEA também pode colaborar com a observação nos países africanos, que possuem uma complexidade maior em relação à América Latina”, comenta o professor Pimentel.

Durante os quatro dias os participantes tiveram aulas, worshops e palestras que somaram mais de 33 horas de atividades com a presença de experientes estudiosos do tema da observação eleitoral, além de workshops sobre análise geográfica dos votos e como se processam as fraudes nas eleições na América Latina.

Apoiado pelo Centro Carter nos Estados Unidos essas instituições capacitam os observadores internacionais em intensos seminários com profissionais internacionalmente reconhecidos na área da Observação Eleitoral e por acadêmicos europeus e latino-americanos que abordaram os desafios da observação eleitoral nas Américas com ênfase nos países da América Latina.

Conheça um pouco mais sobre a OEA http://www.oas.org/pt/

Participação do professor em missões

2009:

Vanuccio Pimentel teve sua primeira experiência em observação eleitoral pela OEA. Participou da observação dos processos de eleições presidenciais na Bolívia, onde ficou como observador do distrito 7 da capital La Paz. O distrito compreendia a parte norte da capital boliviana composta por bairros de classe média e eram em sua maioria opositores ao candidato Evo Morales que terminou sendo eleito para um mandato até 2015.

2010:

Participou das eleições municipais gerais no Paraguai. Nesta missão foi responsável pela observação no município de Caazapá, no interior do País. Além desta cidade também percorreu outros municípios vizinhos, especialmente as áreas rurais o que permitiu compreender o processo fora da capital Assunção.