Neste sábado (14/06), foram duas audiências registradas, sendo uma do crime de "desobediência" e outra do crime de "desacato”. Na primeira audiência o acusado se encontra no regime semiaberto e por já ter respondido por um assalto não pode ser beneficiado pela substituição da pena e responderá junto ao juizado criminal pelo crime de desobediência. Na segunda audiência no próprio Juizado do Forró, a situação foi resolvida com doações de cestas básicas a entidades carentes.

Aconteceram ainda mais duas ocorrências de desacato, mas o delegado de plantão da Polícia Civil entendeu que o ocorrido não precisaria seguir para a justiça, uma vez que não houve ofensa grave a bem jurídico. Ocorreram ainda diversas ocorrências de brigas e tumultos que tiveram que ser resolvidos na delegacia, mas não tiveram prosseguimento na justiça.

Ainda foram registrados alguns casos mais graves que ocorreram nas proximidades do pátio, como uma agressão a faca no entorno do Forró do Candeeiro, “fato esse que foi encaminhado para a justiça comum, por não ser de atribuição do Juizado do Forró”, explica o coordenador de estágio professor Adrielmo de Moura.

O Juizado do Forró foi instalado no dia 01 de junho, na abertura dos festejos juninos de Caruaru, no Espaço Cultural Tancredo Neves, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, o Juizado segue nos próximos dias 22, 23, 24 e 29, das 22h às 04h.

O Juizado do Forró

A iniciativa é uma parceria do Tribunal de Justiça de Pernambuco com a Faculdade Asces, Ordem dos Advogados do Brasil – Subseccional Caruaru, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros. O objetivo da iniciativa é responder rapidamente às demandas, evitando que os processos se acumulem. O curso de Direito da Asces, único do interior do estado que participa do Juizado, através do Escritório de Práticas Jurídicas, disponibilizou 70 estudantes do 5º ao 10º períodos, dez por noite e advogados para auxiliarem nos casos. Este é o quinto ano consecutivo que a Instituição é parceira na ação.