Mal encerrou o primeiro semestre de 2013 e o Projeto Asa Branca de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca, do curso de Odontologia, já está com campanhas agendadas até outubro do próximo semestre em cidades de Pernambuco e Alagoas.

Neste primeiro semestre o projeto realizou campanhas nos municípios de Caruaru, Gravatá, Taquaritinga do Norte e Jupi destaque para estas duas últimas, onde foram realizados 4.355 exames e diagnosticados 436 lesões de boca.

“Avaliamos este primeiro semestre de forma positiva, ficamos satisfeitos com as campanhas realizadas, este é um ano no qual os prefeitos estavam assumindo seus mandatos e isso poderia prejudicar a realização das campanhas em alguns municípios”, comenta o professor e coordenador do projeto Uoston Holder.

Os pacientes que foram diagnosticados com alguma lesão estão sendo tratados na própria cidade por estudantes extensionistas, do curso de Odontologia selecionados e sob a supervisão do professor Holder. “Observamos que o tratamento dos pacientes na própria cidade seria melhor, evita o desgaste da viagem, caso seja necessário esses pacientes serão encaminhados ao Centro Especializado em Anatomia Patológica da Faculdade (CEAPO)”, explica o professor.

Para o próximo semestre já estão agendadas as campanhas para os municípios do Agreste de Pernambuco, Surubim, Santa Cruz do Capibaribe, Passira, Orobó e pela primeira vez uma região do Estado de Alagoas, no litoral norte, Japaratinga.

De 2001 quando o projeto foi iniciado até junho de 2013, já foram realizadas 98 campanhas em 56 municípios, da Zona da Mata Norte e Sul de Pernambuco, Agreste e Sertão Pernambucano, Sertão Paraibano e Alto Sertão Sergipano. Um total de 195.680 exames, destes, 31.099 apresentaram algum tipo de lesão, um percentual de 15% em adultos e 0,67% em crianças.