No início do mês de junho ocorreu no PROCAPE, Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco, em Recife, o I Minicurso de Circulação Extracorpórea do Nordeste, ministrado pelo perfusuinista Dr. Jeffchandler, da cidade de Goiás, biomédico pioneiro na área.

Estudantes do curso de Biomedicina, de diferentes períodos, participaram do curso que abordou conceitos de perfusão, a atuação do biomédico, bem como a regulamentação e as possibilidades no mercado de trabalho.

Circulação Extracorpórea (CEC) é o ato de manter o paciente com suporte artificial de vida coração-pulmão artificial ou “by pass” cardiopulmonar total, muito utilizado nas cirurgias cardiovasculares, mas também em outros procedimentos como as afecções da aorta, transplantes de coração e/ou pulmão, transplante hepático e em alguns tipos de retirada de tumores. Consiste em um console com dispositivos descartáveis que são montados de acordo com a necessidade do paciente.

O Biomédico durante o procedimento como numa cirurgia cardiovascular o paciente fica com a função cardiopulmonar sendo realizada por meio de dispositivos externos artificiais  (Coração, Pulmão e Rim artificial), onde o sangue é drenado, filtrado, oxigenado e re-injetado perfundindo todo o organismo, se monitora pressão, temperatura, fluxo, coagulação, equilíbrio hidro-eletrolítico e  hemodinâmico, débito renal e providencia-se as devidas correções.

O especialista deve ser extremamente capacitado para tal, pois pode ser um fator determinante no resultado final do procedimento, que neste caso é vida ou morte. Então se pode dimensionar a  importância  deste profissional na alta complexidade.

"Atualmente existe a falta deste profissional (perfusionista), principalmente no serviço público onde nem sempre se conta com mão de obra que contemple os pré-requisitos impostos pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (http://www.sbcec.com.br), pois existe a necessidade de se criar o cargo em muitas instituições hospitalares  e dentro das estruturas dos estados, municípios e união. Na iniciativa privada existem várias formas de contratação deste especialista bem como sua participação como membro efetivo das equipes cirúrgicas  e por meio de prestação de serviço", comenta o Dr. Jeff.

O presidente do diretório acadêmico de Biomedicina, o estudante Auvani Antunes Júnior, do 7º período, que também participou como ouvinte, comentou a participação do grupo: “Foi muito interessante pela oportunidade de ter maior contato com uma área de atuação do biomédico um pouco diferente das demais, onde há uma relação de contato direto com o paciente e onde são necessários conhecimentos e domínio de áreas como anatomia, fisiologia, farmacologia, hematologia, bioquímica e imunologia para uma boa atuação em procedimentos de cirurgias cardíacas e outras que se façam necessárias a participação de um perfusionista”.

O Dr. Jeff é biomédico perfusionista (especialista em Circulação Extracorpórea e órgãos artificiais), membro do Instituto Brasileiro de Biomedicina (INB). Perfusionista titular da equipe Cirucor Centro-Oeste e Presidente da Sociedade Brasileira de Circulação Extra Corpórea (SBCEC). Primeiro Biomédico a presidir a SBCEC, sociedade que congrega todos os profissionais que atuam na especialidade. É uma especialidade em que os biomédicos podem atuar, e que a partir de janeiro de 2009 consta na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) do Biomédico e área de atuação regulamentada pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

O XXXI Congresso Brasileiro de Circulação Extracorpórea será realizado, este ano, na cidade do Recife, entre os dias 5 e 7 de dezembro, no Centro de Convenções do Hotel Atlante Plaza,  na Av. Boa Viagem, 5426 – Bairro de Boa Viagem.