Diagnosticar e tratar as lesões cancerígenas é o objetivo do Projeto de Extensão do curso de Odontologia. Estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º períodos do curso cai em campo, de porta em porta, em municípios da Região do Agreste e Sertão de Pernambuco, Paraíba e Sergipe para examinar pessoas e diagnosticar problemas de boca.

Neste sábado (04/05), a equipe coordenada pelo professor Uoston Holder, composta por 50 estudantes e funcionários das clínicas odontológicas, estarão na cidade de Taquaritinga do Norte, em torno de 45 km de Caruaru, para realizar aproximadamente 3mil exames na população urbana e rural.

“Essa é a terceira vez que realizamos a campanha na cidade, já estamos monitorando os pacientes diagnosticados, por isso, acredito que encontraremos em torno de 15 a 20% de lesões de boca nesta visita, considerado normal”, comenta o coordenador do projeto e professor Uoston Holder.

No sábado (18/05), a campanha parte para o município de Jupi, também no Agreste do estado e por volta de 70 km de Caruaru, onde o professor acredita que encontrará em torno de 25 a 30% de lesões de boca, já que é a primeira vez que a equipe realiza campanha na região.

O projeto já tem agendado campanhas nas cidades de Surubim, em agosto e Santa Cruz do Capibaribe, em setembro. As cidades interessadas em ter a visita do projeto em suas cidades devem através da secretaria de saúde do seu município entrar em contato com o coordenador do projeto nos telefones (81) 9700.9686.

O Projeto Asa Branca de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca desde seu início em 2001, até agora, já realizou 190.813 exames, sendo 30.660 diagnosticados lesões cancerígenas, o que corresponde 18,08% em adultos e 3,68% em crianças, que foram tratados no próprio município pelos estudantes extensionistas da Asces e pelos profissionais da cidade e na Clínica de Especialidades Odontológicas da Asces (CEO).