Na Semana Mundial de Saúde a Faculdade Asces está oferecendo uma série de ações nesta quinta (04) e sexta-feira (05), voltadas para o público interno e externo. A programação conta com orientações, palestras e uma feira científica buscando promover a discussão sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças, além de orientações para se ter uma vida mais saudável.

Durante toda a quinta-feira, a partir das 7h, acontecerá uma feira científica promovida pelo curso de Biomedicina e aberta ao público, sobre “Os efeitos da radiação sobre a saúde humana”, na entrada do Campus II da Asces (Av. Portugal, 1.019 – Bairro Universitário). Na ocasião, serão abordados vários tipos de radiação, como a solar e a decorrente de exames radiológicos.

“É importante para população saber se proteger dessas radiações, principalmente a solar ao qual estamos mais expostos. Já é comprovado cientificamente que a exposição solar durante muito tempo sem precaução altera nosso DNA podendo provocar câncer de pele. Profissionais e pacientes em especial gestantes devem saber dos cuidados ao se submeterem a radiações em determinados exames. Tudo isso será explicado através de vídeos e painéis”, comentou a professora responsável Rosângela Vidal.

Paralelamente, das 8h30 às 9h, estudantes de enfermagem explicarão o que é um Acidente Vascular Encefálico (AVE), também conhecido como AVC, e como reconhecer os seus sinais, na Capela também no Campus II. Às 10h será promovida a palestra “Prevenção de Úlceras de Pressão em pacientes com sequelas de AVC”, com a professora Lidiane Marinho. A partir das 11h, no mesmo local, os discentes João Paulo de Melo (Farmacêutico) e Lígia Beltrão (Nutricionista) falarão sobre os “Mitos e Verdades sobre as Gorduras nos Alimentos”.

A programação continua à tarde, de 14h às 15h30, com a palestra “Exercícios na Manutenção de Níveis Pressórios Normais”, na Sala dos Espelhos, sendo ministrada pelos estudantes de Educação Física da Instituição. Na sexta-feira (05), das 10h às 12h, no Auditório da Asces (Sede), o tema “O Aneurisma de Aorta: a importância de um diagnóstico precoce” será abordado pelo professor Pedro Tenório. Às 14h, desta vez na Sala dos Espelhos – Campus II, a pauta será a “Síndrome Metabólica”, tendo como professor responsável Franklin Barbalho Magalhães.

De acordo com a coordenadora do curso de Biomedicina, Sibele Ribeiro, a ideia é trazer temas atuais “que este público possa ter acesso a temas importantes que abordem novas visões na área de saúde, como é o caso da Síndrome Metabólica”.

Segue Programação completa:

Quinta-feira 04/04/13

Feira Científica sobre os efeitos da radiação sobre a saúde humana.
Hora: 7h às 12h
Local: Campus II – Ao lado da quadra de tênis
Professora responsável: Rosângela Vidal

Tema: Pôster animado sobre AVE
Hora: 8h30 às 9h
Professores responsáveis: Eliane Lima e Kátia Simone Ferreira
Palestrantes: discentes do curso de Enfermagem

Palestra tema:
Prevenção de Úlceras de Pressão em Pacientes com sequelas de AVC.
Hora: 10h às 11h
Professores responsáveis: Eliane Lima e Kátia Simone Ferreira
Palestrante: professora Lidiane Marinho

Palestra tema: Mitos e Verdades sobre as Gorduras nos Alimentos