Na próxima sexta-feira (22/03), data em que é celebrado o Dia Mundial da Água, a Faculdade Asces promoverá ações para conscientização da população a respeito do assunto. Com um stand montado no Marco Zero de Caruaru, das 8h às 18h, 30 estudantes sob a coordenação do professor Agenor Jácome da área de saúde se revezarão nas atividades ao longo do dia. A ideia é informar a comunidade a importância de utilizar o recurso de forma sustentável, uma vez que apenas uma pequena quantidade da água do planeta é própria para o consumo.

Acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Odontologia e Engenharia Ambiental desenvolverão diversas atividades. Entre elas, a peça de teatro “A Caixa d’Água da Lage”, além disso, serão utilizadas maquetes demonstrando como é feito o tratamento de água, esgoto e a utilização da mesma para a produção de energia sustentável. Haverá ainda a apresentação de banners relacionando a água com diversos temas, como: sustentabilidade, consultórios odontológicos e infecções hospitalares.

Os discentes de Engenharia Ambiental colocarão em exposição os móveis de pallets (reaproveitamento de madeira que antes eram utilizadas como caixotes, para queima em padarias e caldeiras) que foram construídos pelos mesmos e farão parte da mobília da Fábrica dos Sonhos (sede do programa Águas do Agreste, do qual a maioria dos envolvidos na ação faz parte). O mesmo visa realizar a análise da água nas escolas e dar orientações, de forma lúdica, sobre higiene sanitária e preservação ambiental.

Sobre o Dia Mundial da Água

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o dia marcou a divulgação do documento “Declaração Universal dos Direitos da Água”. A proposta é fazer uma reflexão a respeito da forma de consumo do líquido, uma vez que, embora dois terços do planeta sejam constituídos por ele, apenas uma pequena quantidade é considerada potável.