Nesta segunda-feira (04) teve início a ampliação do projeto Caminhada Orientada, da Asces. Na nova fase, o programa conta com a parceria da Secretaria de Saúde de Caruaru e a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra), contando com mais profissionais para orientar a população e possibilitando mais segurança, uma vez que um dos lados da Av. Portugal foi interditado pela Destra, no horário delimitado, impedindo a passagem dos carros no local que as pessoas utilizam para caminhada.

O “Caminhada Orientada” passa agora a atender à comunidade durante cinco dias por semana, em um estande montado em frente ao Campus II da Faculdade Asces (Av. Portugal, 1019 – Bairro Universitário), de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h. No local, a população poderá receber orientações nutricionais, dicas sobre roupas adequadas para a prática esportiva, avaliação corporal (peso e altura adequados) e prescrição de exercícios físicos, além da aferição da pressão arterial. Todo o trabalho é realizado gratuitamente e sem a necessidade de inscrição.

A dona de casa Maristela Suely não conhecia o projeto, mas aprovou a iniciativa “muito bom, nota 10! Fiquei surpresa, pois é uma ótima ideia, porque coisas que eu não sabia sobre a prática de exercícios, eu fiquei sabendo agora”, explica.

Atualmente, cerca de 600 pessoas por semana já são atendidas por profissionais de Educação Física e estudantes da Faculdade Asces, número que pretende ser ampliado através da parceria. O estacionamento do Campus II também ficará disponível, a partir das 5h, para os que desejarem vir com seus veículos de outros bairros da cidade e participar das atividades orientadas. O veículo ficará numa área segura e não será necessário pagar por isso.

A secretária executiva da Secretaria de Saúde, Wedneide Almeida, explica a necessidade de diversas entidades se unirem, trabalhando a questão da intersetorialidade em projetos que visem um trabalho de promoção da saúde junto a população. “Normalmente a gente trabalha muito na perspectiva do tratamento das doenças e a Secretaria de Saúde, em parceria com a Asces e a Destra está fortalecendo um trabalho já existente, apoiando com a visão de ampliar um projeto para a promoção da saúde, estimulando a prática de atividades que levem as pessoas a se cuidarem e terem hábitos de vida saudável” afirma.

A segurança promovida pelo bloqueio realizado pela Destra e o apoio dos nutricionistas é a novidade da ampliação, e como afirma o Coordenador do projeto Caminhada Orientada, professor Ricardo Guerra, é de suma importância “a coisa mais importante que a parceria está acrescentando ao projeto é o conforto e a segurança para o usuário que faz a caminhada. A Asces continuará orientando quanto à prática de atividade física e também aos tipos de atividades que são promovidas na faculdade. A Instituição é, mais uma vez, pioneira no projeto de sempre estar auxiliando e atendendo a comunidade, fazendo uma orientação com mais qualidade”.