SÃO PAULO (ABr) – Levantamento feito com pacientes com câncer de boca mostra que 70% dos casos atendidos pelo Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas tiveram diagnóstico quando a doença já havia atingido o estágio avançado. De acordo com o cirurgião Alfio José Tincani, é comum confundir os tumores na boca com aftas.

 

Ele alerta, porém, que feridas que não curam em um período de quatro a seis meses, aumentam de tamanho, sangram e causam dor precisam ser investigadas. O problema de se iniciar o tratamento tardiamente é que as chances de cura diminuem de 90%, nos casos de diagnóstico precoce, para 40%. “O tumor, quando pequeno, atinge proporções pequenas no corpo e cirurgias menores são realizadas com sucesso altíssimo”, disse.

 

Estudos apontam que metade dos casos de câncer de boca estão relacionados ao tabaco e à bebida, fatores que levam a uma agressão na mucosa e à consequente formação de tumores, prevalentes na borda da língua. Um outro tipo da doença tem como causa a exposição crônica ao sol.

 

FONTE: Folha de Pernambuco