O mercado de trabalho tem exigido cada vez mais dos profissionais, que por sua vez têm buscado altos níveis de especialização para se destacar na área. Neste contexto, a assessora de Projetos Educacionais da Asces, Conceição Valença, comemora mais uma conquista para sua vida profissional. A doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conseguiu uma bolsa para cursar doutorado sanduíche (estágio doutoral) em Portugal, pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)/CAPES.

Valença realizará o estágio doutoral na Universidade do Porto, em Portugal, durante o período de fevereiro a julho de 2013. A pesquisa desenvolvida pela professora tem como título “Representações Sociais de Professor, segundo docentes de Instituições privadas de Educação Superior e suas relações com a identidade profissional e a profissionalidade docentes”. Durante a participação no programa, ela participará de estudos e eventos científicos para aprofundamento das principais categorias analíticas relacionadas ao seu objeto de pesquisa.

A doutoranda destaca a relevância do Estágio Doutoral, uma vez que oportunizará acessos a diversas investigações na área de Educação, principalmente àquelas cujos objetos de estudo têm relação com a pesquisa que ela desenvolve na UFPE. “Tal experiência favorecerá contatos com professores/pesquisadores em diferentes contextos sócio-culturais, cujas referências teórico-práticas poderão contribuir para a nossa formação profissional”, afirma.

O PDSE é um programa institucional da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação subordinada ao Ministério de Educação do Brasil. Seu objetivo é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às IES que possuam curso de doutorado reconhecido pelo Sistema Federal.