A manhã desta quinta-feira (22) foi dedicada ao curso de Serviço Social. A programação marcou a inauguração do Laboratório de Estudos, Políticas e Práticas Sociais (LEPPS). Às 9h, aconteceu a palestra “O Desenvolvimento Regional e as Demandas Sociais Básicas: cenários atuais e futuros”, com a economista e mestre em Sociologia Tânia Bacelar, no auditório da Instituição. Por volta das 12, teve início a solenidade de lançamento do Laboratório, que contará com o Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à violência contra a Mulher- Elma Novais.

Na palestra, Tânia Bacelar abordou tópicos de abrangência mundial como a crise econômica, o novo conceito de desenvolvimento, novos paradigmas tecnológicos, novos padrões energético e de consumo, quebra da onda liberal e nova geopolítica mundial, agora mais multi-polar. A nível nacional, trabalhou conceitos como a mudança no padrão de crescimento brasileiro, onde Nordeste e Pernambuco se beneficiam e a melhora no ambiente sicioeconômico. Regionalmente, dispôs sobre os fatores que impulsionaram a economia regional, como a interiorização das universidades, aumento da renda e consumo e duplicação da BR 232, que melhorou a acessibilidade.

De acordo com a palestrante, é importante que os cursos de graduação promovam uma troca de conhecimentos a partir deste tipo de evento, pois “estes nos ajudam a compreender o país em que vivemos e compartilhar experiências e opiniões, principalmente quando existem pessoas que trabalham em áreas diversas, tendo vivências diferentes”, concluiu. A programação seguiu com perguntas e debates. Logo após, os estudantes, profissionais e convidados se dirigiram para o LEPPS, que fica próximo ao hall de entrada da sede da Instituição.

A solenidade de lançamento do Laboratório de Estudos, Políticas e Práticas Sociais foi dirigida pela coordenadora do curso de Serviço Social, Socorro Araújo. O objetivo do LEPPS é promover um espaço de atendimento à população, onde profissionais e estudantes desenvolverão pesquisas e projetos. Entre eles, está o Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à violência contra a Mulher – Elma Novais, que pretende trabalhar conceitos para a compreensão das desigualdades nas relações de poder entre homens e mulheres, além de realizar estudos e ações nas comunidades e áreas de interesse, através de parcerias com ONGs e instituições.

O Núcleo foi batizado de “Elma Novais” em homenagem à advogada de 54 anos que denunciou, na década de 1990, a violência cometida por policiais na região Agreste. Ela foi vítima de vários atentados e perdeu o filho de 23 anos, assassinado, na época em que denunciou alguns integrantes da polícia envolvidos em crimes comandados pelo famoso Cabo Rolim. A advogada contou que é gratificante ser homenageada e que a importância do espaço é que ele “vai estar inserido no contexto da ausência de instituições de medidas protetivas e de enfrentamento à violência contra a mulher”.

Sobre o Laboratório, a professora Socorro Araújo afirmou que este é uma grande oportunidade oferecida pela Asces, onde os estudantes de Serviço Social poderão promover ações internamente, juntamente com outros cursos, além de beneficiar a população e suas problemáticas. Ela acrescenta ainda que o laboratório se caracterizará como um campo de “promoção de conhecimento das políticas sociais, trabalho de formação dos alunos, pesquisa e extensão, que visa contribuir com a qualidade profissional”. E conclui “mais um braço da Asces, mais uma iniciativa dentro da responsabilidade social com Caruaru e região”.

Confira fotos do evento em nossa galeria.