O Projeto de extensão da Asces “Consumo e sustentabilidade” promoveu, na quinta-feira (22), uma ação de conscientização junto aos funcionários e estudantes da Instituição. A atividade teve início às 15h, onde os discentes participantes do projeto estiveram nos setores da Instituição para falar sobre o consumismo infantil e distribuir a cartilha explanando sobre o tema.

A cartilha, que é separada em dez tópicos e vem com ilustrações, foi produzida pela discente do 8º período de Direito, Camila Vilela. Ela conta que as orientações do material são no sentido de fazer com que as crianças saibam a diferença entre consumo (quando se compra algo útil) e consumismo (quando se compra algo que vai além do que já se tem, e que não é necessário, comprar apenas por impulso) e também a respeito da abordagem que os pais têm em relação ao filho.

Camila também comenta a relação entre consumismo e sustentabilidade. “A sustentabilidade hoje em dia é uma questão de saber o que temos no momento, para cuidar e manter, pensando em um futuro próximo. Não podemos ter tanto aceleração do desenvolvimento sem pensar na conservação do meio ambiente para o futuro. O consumismo é praticamente a mesma coisa, está relacionado à sustentabilidade pelo fato de ter gerações futuras totalmente alienadas, do tipo, vê aquilo e quer comprar sem pensar se realmente será útil. É saber como consumir corretamente, com responsabilidade, é ser controlado e não agir por transtornos compulsivos”, reforça Camila.

“A importância maior do trabalho é a questão de alertar, tanto os pais, quanto até mesmo os filhos, para que gerações futuras não se tornem tão alienadas quanto a que temos hoje, em questões de compras, consumo exacerbado”, conta a estudante.

A coordenadora do grupo de extensão e da ação informativa, Clarissa Marques, falou sobre a repercussão do evento, “conseguimos conversar com os funcionários, estudantes e alertar sobre o consumismo infantil, principalmente nesta época de fim de ano, onde as pessoas consumem mais”, concluiu.

Sobre o Projeto de extensão “Consumo e Meio Ambiente”

Teve início em 2009 e atualmente conta com 12 estudantes de diversos períodos do curso de Direito. Entre as iniciativas do projeto está o Dia Asces Sustentável, também com foco na conscientização.