Neste mês de novembro, foi realizado o “Desafio Ginástico” envolvendo os estudantes do 2º período de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física da Asces. Coordenada pelas professoras Ana Rita e Adriana Barros, a atividade teve como objetivo vivenciar a atividade ginástica com trabalho aeróbico e muscular localizado, de forma a atender as exigências práticas do estudo de ginástica voltada para a saúde.

Cerca de 90 alunos participaram da ação, que começou com uma sessão de alongamentos com a participação de todo o grupo. A parte principal foi composta por seis estações simultâneas, onde os participantes estiveram divididos em grupos efetuando um rodízio das atividades. Na parte de ginástica aeróbica, foram trabalhados o step, jump e combat, já na ginástica muscular localizada, as áreas exercitadas foram tronco, abdominal e membros inferiores. Logo após, aconteceu a dinâmica final, com cantigas de roda.

De acordo com a professora Ana Rita, a atividade é uma prática antecedida de estudos que visam conhecer a Ginástica na dimensão da saúde “a partir da instrumentalização teórico-prática, nossos acadêmicos refletem sobre as características desta dimensão da ginástica visando a prevenção, a manutenção, a recuperação da saúde; reconhecem que as futuras possibilidades de intervenção ocorrem em diversos ambientes e que o trabalho pode ocorrer em sessões, aulas personalizadas e até mesmo na forma de exercitações ou apresentações”, conclui.