As estudantes do 8º período do curso de Biomedicina Jessica Vasconcelos, Kalyne Larissa, Maria Jaciane Mendes e Waleska Mayara Gomes, dentro da nova dinâmica curricular do curso de Biomedicina da Asces, realizam Estágio Supervisionado II no IHENE – Instituto de Hematologia do Nordeste, na cidade de Recife, prevendo, até o final do semestre, o cumprimento de 500 horas de atividades curriculares.

“A realização do Estágio Supervisionado II no IHENE será um diferencial no nosso currículo, uma vez que estamos vivenciando uma área de grande interesse atual. A referida instituição é composta de Banco de Sangue, Banco de Cordão Umbilical e Transplante de Medula Óssea. Fica evidente a amplitude do mundo em que nos inserimos”, comenta a estudante Waleska Mayara, que, além de estagiar no IHENE, realiza seu Trabalho de Conclusão de Curso no HEMOPE, também de Recife.

O supervisor de estágio na área de Banco de Sangue e Hemoderivados, professor Fabrício Andrade Martins, que, além de docente da Asces, é biomédico do Banco de Sangue da Universidade de Pernambuco – UPE, comenta o desempenho das estagiárias. “Trata-se de uma área em constante crescimento no nosso estado e o IHENE tem a vantagem de proporcionar ao estagiário, além da vivência em hemoderivados, áreas que envolvem a Biotecnologia, como por exemplo, a produção de cola de fibrina, albumina humana, terapia com células tronco de cordão umbilical e biologia molecular e nossas estudantes mostram um excelente desempenho”.

O IHENE é o filho mais novo da rede de Bancos de Sangue IHEBRAS. Há sete anos esta rede nacional percebeu a necessidade de suprimento de sangue e seus derivados em Pernambuco e estendeu seu atendimento para nosso estado, suprindo um déficit de aproximadamente 40% de hemoderivados do Recife e região metropolitana. O Instituto possui, além de sua sede, mais quatro agências transfusionais nos seguintes hospitais: Real Hospital Português, Hospital Esperança, Hospital Geral de Jaboatão e IMIP, onde as estagiárias também cumprem carga horária.

O IHENE é considerado o maior centro especializado em doações por aférese do Norte e Nordeste, oferecendo aos pacientes submetidos a transplantes de medula óssea e pacientes oncológicos maior segurança e qualidade durante as transfusões realizadas com hemocomponentes irradiados e filtrados. Além disso, o Instituto abriu o programa pioneiro de Transplante de Medula Óssea da região e o primeiro Banco de Cordão Umbilical e Banco de Ossos.