No próximo dia 17 (quarta-feira) será promovido o Dia Asces de Conscientização à Prevenção do Câncer de Colo Uterino. O evento acontecerá na entrada do Campus II, durante os turnos da manhã e da tarde (08h às 16h) e tem como objetivo a conscientização, junto aos estudantes e funcionários da Instituição, a respeito da importância de exames ginecológicos preventivos.

No local, haverá um toldo onde serão dadas informações, orientações e demonstrações de como acontece a realização do exame. O Dia Asces de Conscientização é realizado pelo projeto de extensão "Prevenção do Câncer de Colo Uterino", do qual participam, neste semestre, estudantes dos cursos de Biomedicina (após o 4º período) e Farmácia (após o 6º período).

De acordo com Ádrya Peres, coordenadora do projeto de extensão, a expectativa é atingir aquelas que nunca fizeram o exame ou que o realizaram há muito tempo. Quanto ao público, ela declara “nós gostaríamos de entrar em contato com boa parte dos funcionários e também muitas estudantes”.

Para as mulheres que desejam realizar o exame Papanicolau (preventivo do câncer de colo de útero) , este pode ser feito com um valor simbólico de R$10,00 no Laboratório Escola de Análises Clínicas da Faculdade Asces, com marcação prévia pelo telefone (81) 3721-2155. É importante destacar que as análises são realizadas nas quintas e sextas-feiras, a partir das 8:00h, sempre por profissionais formados, sendo apenas observadas pelos estudantes, com objetivo de aprendizagem.

Algumas recomendações para se fazer o exame: estar a no mínimo três dias sem ter relações sexuais, não estar em período menstrual, não utilizar cremes íntimos durante a semana do exame, que pode ser realizado a partir de oito dias após o fim do período menstrual. As mulheres que passaram por histerectomia também devem se submeter ao Papanicolau.

Sobre o "Prevenção do Câncer de Colo Uterino"
Existe desde 2007, tendo como objetivo principai desenvolver estratégias para levar à comunidade informações relacionadas à prevenção do câncer de colo uterino, criando uma interação faculdade-sociedade, inserindo neste contexto a importância da prevenção deste câncer.

O projeto realiza tanto atividades internas como externas, onde, geralmente a convites, vai às comunidades ou empresas promovendo palestras, peças, distribuindo folders e demonstrações de como é feito o exame.