Nestas quinta e sexta-feira (04 e 05), está sendo realizada, na Fiocruz, em Brasília, a Oficina do Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área da Saúde (FNEPAS). O objetivo é a elaboração do “Projeto Coletivo de Cooperação Técnica”, juntamente com o Ministério da Saúde e Ministério da Educação. O professor dos cursos Educação Física da Asces, Wallacy Feitosa, está participando do evento como representante nacional da Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde (ABENEFS).

 

Coordenada pelos Doutores Fernando Menezes e Mônica Sampais, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, a oficina está subdividida em três subprojetos. São eles: Desenvolvimento de competências gerais na formação em saúde com vistas à integralidade no cuidado; O papel dos projetos indutores Pro-Saúde e Pet-Saúde na formação para o trabalho inter profissional e Desenvolvimento de competências para o trabalho inter profissional e em equipe no âmbito dos programas de residência multiprofissional em saúde.

 

Feitosa conta que o primeiro dia foi bastante proveitoso, onde o Ministério da Educação se colocou preocupado com a eficácia das políticas indutoras para formação do profissional de saúde com o compromisso da integralidade do cuidado no SUS e o referencial teórico da Educação Permanente. E acrescenta: “é uma experiência muito interessante dialogar com os vários representantes das outras profissões da saúde. Todas com o mesmo objetivo. Esse é o papel do FNEPAS.”

Hoje(06) os participantes partirão para algumas deliberações e encaminhamentos sobre a execução das ações do FNEPAS junto com o Ministério da Saúde.

 

 

Sobre o FNEPAS
É uma entidade que congrega as Associações de Ensino dos Cursos da Área da Saúde, como a ABENO (odontologia), ABEM (Medicina), ABEn (Enfermagem), ABENUT (Nutrição), ABENFISIO (Fisioterapia), ABEPSS (Serviço Social), ABENFAR (Farmácia), ABEP (Psicologia), SBFA (Fonoaudiologia), ABRASCO (Saúde Coletiva), RENETO (Terapia Ocupacional), Rede UNIDA e a Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde (ABENEFS).