SÃO PAULO (Folhapress) – Um programa norte-americano que treina os médicos para que eles recomendem e prescrevam exercícios físicos a seus pacientes será lançado hoje no Brasil. O projeto “Exercise is Medicine” (Exercício é Medicina, em tradução livre) foi criado em 2007 pelo American College of Sports Medicine e pela American Medical Association e visa a capacitar profissionais da área da saúde para a adição da atividade física aos tratamentos convencionais.

 

 

“Queremos que os profissionais entendam os benefícios da atividade física. A maioria ainda tem receio, acha que o paciente pode quebrar algo, ter um infarto, mas ele tem muito a ganhar com a inserção da atividade moderada no dia a dia”, disse a médica Sandra Mahecha Matsudo, diretora-geral do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).

 

 

No Brasil, o projeto começará em São Paulo, numa parceria com o Celafiscs e a Secretaria de Estado da Saúde e apoio da Associação Médica Brasileira e da Associação Paulista de Medicina. Nesta semana, 150 profissionais receberão treinamento, incluindo médicos, enfermeiros, educadores físicos e fisioterapeutas de 14 instituições. 

 

 

 FONTE: Folha de Pernambuco