O título da matéria é a afirmação categórica da primeira palestrante do IV Encontro de Enfermagem da Faculdade Asces, Rogélia Herculano Pinto, docente da Universidade Federal de Pernambuco. Ela ministra nesta tarde o primeiro painel do evento que tem a seguinte temática: As novas tecnologias do cuidado em saúde: uma discussão contemporânea.

 

A plateia é estimulada a responder sobre: O que é tecnologia? Das respostas, uma delas chamou a atenção, a da participante Amanda, que diz o seguinte: “Tecnologia é avançar e aprimorar conhecimentos. Inovar, ter independência”.

 

Segundo a palestrante, em Enfermagem, é preciso se comunicar bem desde o servente do hospital até o mais alto gestor. “A enfermagem é a produção de vínculos e isso é tecnologia. Nem todo mundo tem a facilidade de produzir vínculos, mas eles são necessários, que isso seja desenvolvido em cada um!”, comentou Rogélia Herculano Pinto, fazendo uma relação entre as diferentes classificações das tecnologias e sobre tudo ao conceito essencial de que na enfermagem, a liderança é uma característica essencial.

 

A palavra tecnologia vem do grego e significa técnica, arte, ofício, ou seja, a arte aplicada. “Discutir tecnologia não é só discutir equipamento e nem o moderno e o novo, mas discutir o proceder eficaz de determinados saberes”, complementa Rogélia.

 

A próxima atividade do IV Encontro de Enfermagem da Faculdade será sobre A bioética nas tecnologias do cuidado, com o professor José Mário.

 

Confira a programação completa no link.