Na manhã desta terça-feira (04/09) jovens aprovados no processo de seleção para o Intercâmbio Acadêmico Internacional da Faculdade Asces reuniram-se no Núcleo de Assuntos Internacionais da Instituição. Na pauta, eles receberam orientações sobre ritmo de estudos, infraestrutura, despesas e procedimentos que visam garantir a conquista do tão sonhado ingresso numa Universidade da Espanha. O grupo foi recepcionado pelo professor Ademário Tavares, que já esteve na condição de intercambista e atualmente coordena o Núcleo de Assuntos Internacionais da Faculdade Asces (NAI).

Nesta etapa são sete estudantes dos cursos de Direito, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia da Asces que se preparam para cursar o primeiro semestres de 2013 nas Universidades de Valencia e de Castilla-la Mancha, na Espanha. A ação faz parte do programa criado pela Asces desde 2009 que estabelece vínculos institucionais no exterior, atualmente abrangendo três regiões: Europa, Estados Unidos e América Latina.

Os jovens passaram por um processo de seleção realizado no início do ano e que contou com entrevista e prova de língua estrangeira. Até o final desde ano, o período será dedicado para a organização curricular, escolha dos locais para acomodações na Espanha, bem como os documentos pessoais necessários, a exemplo do passaporte.

Além de oferecer todas as orientações e garantias de que os créditos das disciplinas cursadas no exterior terão validação aqui no Brasil, a Faculdade Asces isenta das mensalidades os jovens intercambistas. “Entendemos que esta é uma maneira de garantir que os estudantes estejam no exterior, se capacitando e conhecendo novas realidades, ou seja, enriquecendo o seu conhecimento para depois aplicá-lo aqui no Brasil ou mesmo expandir os estudos fora”, explicou Tavares.

Para o negociante Severino Dinho, que esteve na reunião com o filho Felippe Anthony (21) que cursará o 9º período de farmácia na Universidade de Valencia, a expectativa já está sendo muito grande. O apoio para o filho neste projeto chega a ser irrestrito. “Eu não tive muito estudo, cursei até a 5ª série. Hoje o que posso deixar para os meus filhos é a educação, então, que Felippe siga seu sonho e que possa abrir novos caminhos em sua vida”, falou o pai, já se mostrando saudoso ao pensar nos seis meses que o seu primogênito passará no exterior.