Nesta segunda-feira (3), o Senado vai homenagear a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), entidade de representação da Educação no país, pela passagem de seus 30 anos. A sessão especial, que acontece neste momento foi requerida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). O Diretor Geral da Faculdade Asces, Paulo Muniz, participa das comemorações oficiais em homenagem à ABMES.

A ABMES fez história ao atuar nos processos de discussão da Comissão Nacional de Reformulação da Educação Superior, no governo José Sarney; da Constituinte; da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e dos planos de governo de Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e, mais recentemente, de Dilma Rousseff.

A associação tem se consolidado como referência em debates educacionais e estudos sobre o ensino superior. Todo mês, a instituição organiza seminários com o objetivo de auxiliar as faculdades, universidades e centros universitários a sanar as dúvidas na área da educação, sempre com temas atuais e que dão suporte para o crescimento de seus associados – cerca de 300 mantenedoras e mais de 500 mantidas.

Além disso, a ABMES elabora documentos que fundamentam propostas a serem encaminhadas aos órgãos governamentais visando colaborar com a construção de políticas públicas para o ensino superior. Nesse campo, tem apresentado contribuições ao aperfeiçoamento do Fundo de Apoio ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Foram convidados para a sessão especial da segunda-feira, além do presidente da ABMES, Gabriel Mario Rodrigues, os ex-presidentes Candido Mendes e Édson Franco, além dos membros da diretoria da instituição.

Com informações da Agência Senado