A Faculdade Asces através do curso de Relações Internacionais desenvolve ações na 14ª edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, realizada de 22 a 24 de agosto de 2012, no Empresarial Difusora em Caruaru. Essas ações visam o conhecimento da forma de negócio realizado em Caruaru e o papel da Rodada de Negócios no evento.

Em conjunto com a Associação Empresarial e Comercial de Caruaru (ACIC) os estudantes de RI aplicarão pesquisas entre vendedores, fornecedores, compradores locais, de outros estados e do exterior colhendo informações sobre a visão dos empresários estrangeiros no fazer negócio em nossa região e como o polo têxtil está ampliando sua área de atuação para negociar fora do país.

O coordenador do curso de RI, Edmilson Maciel, explica que os estudantes terão uma visão ampla das práticas de negócios no mundo e na região. “Essas ações proporciona uma compreensão prática do mundo dos negócios e das negociações com as características culturais da nossa região. Ficará mais claro visualizar o volume e como se faz a comercialização em Caruaru e o desenvolvimento dessa rotatividade em torno da difusão do comércio local”, pontuou Maciel.

Com foco nos empresários de outros estados e países os estudantes terão a possibilidade de buscar mais informações de como esses comerciantes estão observando o polo têxtil do Nordeste e que tipo de aporte e acompanhamento está sendo dado por parte da ACIC e da Agência de Desenvolvimento do Estado para facilitar parcerias desses empresários com fornecedores do Estado.

Ao final, as pesquisas serão entregues a ACIC e servirá de diagnóstico para o desenvolvimento do próprio evento e para uma série de pesquisas acadêmicas com análises na atuação das empresas internacionais que estão em Caruaru, as que estão chegando à cidade e as caruaruenses do polo têxtil que estão iniciando o processo de internacionalização.

DADOS:

A 14ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana promove o encontro de fabricantes da região com compradores do Brasil e do exterior.Pela primeira vez compradores de Cabo Verde, Angola e Panamá participarão da rodada.

O evento ocorre duas vezes ao ano e de acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, João Bezerra, a expectativa é de uma comercialização de 22 milhões de reais o que apresentaria um crescimento em torno de 5 a 6 % em relação ao semestre de 2011.

São 120 fabricantes expondo seus produtos nos diversos seguimentos da moda surf wear, jeans, moda infantil, masculina e feminina.