A coordenação do curso de Relações Internacionais convidou o empresário João Bezerra, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, para participar da palestra: "O Cenário Internacional e as Empresas da Região".

O evento reuniu docentes e estudantes do curso de RI que teve como mediador o professor Marconi Aurélio. João Bezerra explanou sobre o comércio internacional diante do cenário de crise europeia, a inserção internacional das empresas brasileiras e focou nas empresas do setor têxtil.

Para a estudante, Nadine Barros, do 6º período do curso a palestra mostrou a necessidade de ter um profissional da área atuado no mercado. "Acho que a palestra foi proveitosa no sentido de mostrar o quanto o mercado e a demanda da região necessitam de profissionais especializados no intermédio das negociações exteriores", confirmou.

O empresário também analisou os desafios que as empresas da região apresentam para entrar no mercado externo, já que o Brasil é o quarto maior produtor no setor têxtil, mas sua produção é quase toda voltada para o mercado interno.

A professora, Clarissa Carvalho, destacou a importância da palestra. “É imprescindível para um bom internacionalista conhecer sua região e o setor têxtil é o principal propulsor de nossa economia. Os estudantes precisam compreender bem esta realidade", afirmou Carvalho.