No período de 23 a 26 de julho será realizado o Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) na Unicamp, localizada em Campinas, São Paulo. Em sua 16ª edição, o evento tem como tema geral, “Didáticas e práticas de ensino: Compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade”.

A docente e assessora de projetos da Asces, Maria da Conceição Valença, participará do encontro representando a Instituição. Ela integra o painel denominado, “Contextos formativos e Profissionalização docente: A profissionalidade em questão”.

O painel reúne três estudos em desenvolvimento que têm apontado para singularidades e similaridades de contextos formativos distintos. Os mesmos são realizados por diferentes Instituições de Educação Superior e possuem como categoria comum de análise a “profissionalidade docente”.

Valença assina o trabalho “Profissionalidade docente na Educação Superior: Tecendo reflexões” como parte do painel. A professora explica que o foco é a análise do debate acerca dessa profissionalidade, buscando refletir evidências do ressurgimento de interesses voltados à educação e nesse contexto, à formação e atuação dos professores.

“No ínterim das reflexões tecidas são evidenciados possíveis desafios a serem enfrentados neste processo, com foco naqueles relacionados aos professores que não tem formação pedagógica, necessária ao exercício da docência”, conclui.

A apresentação do painel ao qual a professora, Conceição Valença, integra acontecerá no dia 25 de julho.