A Defensoria Pública Geral de Pernambuco abriu uma série de negociações que prevê a ampliação e promoção de várias atividades em parceria com a Faculdade ASCES – Associação Caruaruense de Ensino Superior.

A parceria, feita pela Defensora Geral Marta Freire e pelo Diretor Geral da Faculdade Paulo Muniz Lopes prevê, inicialmente, o envio das primeiras tratativas da ASCES com a Defensoria, uma espécie de carta de intenções, que deve detalhar as medidas para a realização de estágios por parte dos estudantes dos cursos de Direito, Serviço Social e Administração Pública. Os alunos prestariam serviço no Núcleo da Defensoria Pública instalado em Caruaru, que conta com 15 defensores, entre lotados e os que fazem acumulação na cidade. As partes decidiram, ainda, estudar a possibilidade de interiorização do programa da DPPE que promove a realização de exames de DNA, “o que poderia ser feito por profissionais e alunos do curso de Biomedicina da ASCES”, de acordo com Paulo Muniz Lopes.

O Subdefensor do Interior Clodoaldo Battista, que propôs e participou da reunião, defendeu a parceria, informando que os cursos oferecidos pela faculdade cobrem a chamada grande Caruaru, o que corresponde a um universo de cerca de dois milhões de habitantes. Ele disse que 85% dos júris realizados no interior do Estado têm a participação da DPPE, o que justifica plenamente a interiorização de outros serviços nos diversos ramos do Direito.

Paulo Muniz informou que a ASCES implantou, a partir do ano 2000, um Núcleo de Práticas Jurídicas, ampliando a participação dos estudantes de direito nos órgãos públicos, através da realização de estágios e de projetos como o Escola Legal. “O nosso curso é reconhecido desde 1968 e oferecemos 330 novas vagas todo ano, num curso que tem cerca de 1.500 alunos. Além do mais, 55% do universo de 4.000 estudantes da faculdade são do entorno do Agreste Central e por isso temos um grande compromisso com a região. A Defensoria Pública, como uma instituição respeitada e de referência, tem um papel importantíssimo na valorização desses estudantes”, afirmou.

Marta Freire anunciou que pretende inaugurar a nova sede do Núcleo da Defensoria Pública em Caruaru até o final deste primeiro semestre e que vai regulamentar a realização dos estágios seguindo os procedimentos já estabelecidos pelo Ministério Público de Pernambuco-MPPE. “Vamos levar a justiça a todos os pernambucanos, em todas as regiões do Estado”, concluiu.

Fonte – www.defensoria.pe.gov.br