O primeiro turno dos Jogos Universitários de Pernambuco (JUP’s) terminou no último final de semana e das modalidades coletivas disputadas, a Faculdade Asces conquistou os 3º lugares com as equipes de Futebol de Campo (masculino) e de Basquete (feminino). Na primeira modalidade, a Instituição participou pela primeira vez e já ficou entre as três melhores dos jogos.

Essa competição tem 60 anos de existência e é considerada uma das melhores oportunidades para a revelação de talentos de jovens atletas, além de ser uma prévia dos jogos nacionais universitários.

Neste ano, a Faculdade Asces inscreveu 100 atletas distribuídos nas equipes coletivas de futsal masculino, futebol de campo masculino, futebol de areia e no basquete feminino, além das modalidades individuais no judô, natação, karatê e tênis de mesa. “Uma das grandes expectativas a partir de agora é para o segundo turno dos JUP’s, que iniciará no início do segundo semestre e já definirá as equipes que participarão da competição nacional, tantos nas modalidades coletivas quanto nas individuais”, disse o professor Armando Dantas, um dos integrantes do Núcleo Esportivo Asces e responsável pela preparação dos atletas universitários.

“Destacamos que a disputa do 3º lugar aconteceu no último sábado (09/06), jogo realizado no campo do SESI-Caruaru, onde enfrentamos a equipe da Faculdade Maurício de Nassau. Vencemos a partida por 01 x 00, gol do aluno/atleta Anderson Santana (1º Período da Licenciatura em Educação Física)”, finalizou Dantas.

A Força do Interior – De acordo com os dados da Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE), entidade organizadora da competição, há uma crescente participação de Entidades do interior do Estado nos jogos, aspecto revelado pelos investimentos das próprias IES nos treinamentos dos seus estudantes. “Os JUPs cresceram e evoluíram. Estão atraindo cada vez mais atletas e fazendo com que as Instituições de Ensino invistam no treinamento dos seus estudantes, principalmente, aquelas do interior do Estado”, comentou o presidente da FAPE, Roberto Gomes, ao destacar também que a proposta da Federação está sendo na interiorização também das provas.

O presidente da Federação reforça que o fato de Pernambuco iniciar um novo ciclo olímpico, os clubes e as instituições precisam estar de olho naqueles que serão os atletas de uma futura geração. “Quando os atletas chegam ao Ensino Superior eles não precisarão interromper as suas carreiras, eles contarão com os apoios das organizações, dividirão os seus tempos entre a sala de aula e os treinos e ainda mostrarão o melhor de suas habilidades, pela maturidade conquistada”, concluiu Gomes.