Todos os dias da semana, das 18h às 0h, no Polo Estação Ferroviária – São João de Caruaru, com entrada gratuita, a população pode conferir filmes e documentários sobre a vida de Luiz Gonzaga.

Mais de 200 pessoas passaram pelo CineAsces desde que ele foi lançado na abertura oficial do São João de Caruaru. A repercussão positiva fez com que os organizadores ampliassem as sessões para acontecerem também às segundas-feiras e com uma média de cinco filmes e documentários sendo exibidos por noite.

Filmes e sinopses

•    O Milagre de Santa Luzia – Conhecido como o maior sanfoneiro vivo do país, Dominguinhos percorre as cinco regiões em uma viagem musical neste documentário, e em cada local percebe as mudanças nos estilos. Uma homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga, o nome do filme alude a sua data de nascimento, 13 de dezembro, dia de Santa Luzia. O "Rei do Baião" foi um dos grandes responsáveis por popularizar a sanfona de norte a sul do Brasil. / Duração: 104 minutos / Direção, roteiro e montagem: Sérgio Roizenblit / Produção executiva: Marília Alvarez / Consultoria e pesquisa: Myriam Taubkin

•    Excertos de Luiz Gonzaga no Cinema – Pouco divulgada e conhecida é a participação de Luiz Gonzaga em filmes brasileiros, principalmente em os mais populares. Este tipo de filme encontrava grande empatia e aceitação entre os espectadores. Serão exibidas várias passagens em que Luiz Gonzaga teve participação.

•    Globo Repórter Especial – Exibido em 1984, o programa registra a volta de Luiz Gonzaga a Exú. Além disso, refaz o percurso da ida de Luiz ao Rio de Janeiro e São Paulo no começo de sua carreira. Apresentação de Ernesto Paglia.

•    Programa Bar Academia – A rede Manchete homenageou um dos nomes mais importantes da música popular brasileira: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, no programa Bar Academia, ao lado de grandes intérpretes da MPB. Luiz Gonzaga conta sua história a Walmor Chagas e seus convidados. Gravado na década de 1980.

•    Conexão Nacional – Um dos melhores especiais sobre Luiz Gonzaga, onde ele demonstra o amor pela sua terra. Gonzagão fala das dificuldades, da paz em Exu, da sua infância e muito mais. Gravado em 1986.

•    A Luz dos Sertões – O trabalho apresenta, através de depoimentos, toda a história e a obra do Rei do Baião, com locações no sertão de Pernambuco, Ceará, São Paulo e Rio de janeiro. Duração: 37 minutos / Direção: Rose Maria.

•    Programa Proposta – Primeira versão do programa Ensaio da TV Cultura, traz Luiz Gonzaga sendo entrevistado por seu filho Gonzaguinha e tocando com o Quinteto Violado, além da participação de Dominguinhos.

•    Especiais de TV Cultura 1983-1984 – Programas em que Luiz Gonzaga conta histórias, com participação de Glorinha Gadelha, Sivuca e Marlene.

•    Luiz Gonzaga – Ao vivo (Vídeo gravado ao vivo no Festival de Verão do Guarujá-SP para o Programa da TV Educativa gravado em 1981, com duração de 50 minutos).

•    Programa Mosaico (TV Cultura – 2009) – A Arte de Luiz Gonzaga (Documentário narrado por Roland Boldrin. DVD histórico sobre a vida do maior nome da música nordestina, o Rei do Baião. Autor de grandes sucessos Luiz Gonzaga nos deixa uma vasta obra musical, depoimentos de parceiros e amigos imagens raras, para você ver, rever e guardar. Participações de Domiguinhos, Gonzaguinha, Gilberto Gil, Fagner, Quinteto Violado, Waldonys, Elba Ramalho, Trio Sabiá, Alceu Valença, Marlene, Carmélia Alves e Oswaldinho)

•    Arquivo Globo News – Programa especial sobre Luiz Gonzaga que conta com as participações de Humberto Teixeira, Dominguinhos, Gilberto Gil, Clara Nunes, Gonzaguinha, Fagner, João Bosco e Altamiro Carrilho. (2009)

•    O Homem que engarrafava nuvens – A história do baião através da ascensão e queda de um de seus maiores expoentes, o letrista e compositor Humberto Teixeira, conhecido como o "doutor do baião". Responsável por clássicos como "Asa Branca" e "Adeus Maria Fulô", Teixeira atingiu o estrelato nos anos 1950, mas foi sempre eclipsado por seu parceiro Luiz Gonzaga. Na década seguinte, com o surgimento da bossa nova, o baião caiu na obscuridade. Duração: 100 minutos / Direção e Roteiro: Lírio Ferreira / Produção : Denise Dumont