No último dia 05 de maio o Curso de Farmácia da Faculdade Asces juntamente com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco (CRF-PE), promoveram uma ação social no Marco Zero de Caruaru-PE, referente à conscientização da sociedade sobre os riscos da automedicação e suas implicações, em comemoração ao Dia Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM).

Essa ação foi de considerável repercussão à sociedade caruaruense, pelo fato de ter sido a primeira vez que o município adquiriu informações tão importantes sobre esse uso racional. Nesse momento, o curso de Farmácia ofertou várias oficinas tais como: a de Assistência Farmacêutica – orientação farmacoterapêutica, aferição de pressão arterial e dosagem de glicose capilar, de Fitoterápicos – orientação quanto ao uso correto de fitoterápicos e oferta de mudas de plantas terapêuticas, colhidas da horta da Faculdade Asces, a análise microscópica da saúde do cabelo, além da distribuição de reservatórios plásticos para armazenamento de medicamentos, financiados pela Farmácia Escola Asces de Manipulação – A Fórmula.

Todas essas oficinas contemplam as habilidades do farmacêutico, nas áreas de Assistência Farmacêutica, Fitoterapia e Cosmetologia, sendo uma considerável oportunidade para os alunos exercitarem os seus conhecimentos teóricos adquiridos em salas de aula. A Coordenação do Curso de Farmácia da Asces e o CRF-PE, em nome de Professora Ana Catarina Simonetti e o Dr. Eugênio Muniz, proferiram uma palestra sobre a funcionabilidade de cada oficina e Consulte seu Farmacêutico, respectivamente. A presidente do Diretório Acadêmico (DA) do curso, Aquarine Nirvana, também esteve presente com a enfática participação na distribuição de uma cartilha sobre a coerente utilização de medicamentos, elaborada pelos componentes do DA.

A comunidade aproveitou para esclarecer dúvidas sobre o armazenamento ideal dos medicamentos, sobre o uso correto de fitoterápicos, assim como sobre hipertensão e diabetes. “A maioria da população que estava presente era hipertensa e diabética e com as orientações farmacêuticas repassadas pelos nossos alunos e pela orientadora, Enúbia Coutinho, farmacêutica da Farmácia Escola todos saíram satisfeitos”, comenta a coordenadora do curso Ana Caarina Simonetti.

A farmacêutica Enúbia Coutinho fala sobre o prazer de participar da campanha. “A campanha foi satisfatória pelo simples fato de se ter escutado de um usuário que nunca soube tanta informação sobre remédios, pois agora iria consultar um farmacêutico, antes de se automedicar. Esse retorno da comunidade é crucial para mantermos a nossa missão “A Arte Curar” viva, e repassar esse sentimento para os acadêmicos do curso de Farmácia é algo engrandecedor para a minha carreira farmacêutica”, relata Enúbia.