Autorizado pelo Ministério da Educação – MEC em 2009, o curso de Relações Internacionais da Faculdade Asces, reuniu docentes e estudantes do 1º, 3º e 5º períodos em assembleia, para discutir a implantação do primeiro Diretório Acadêmico (DA).

A assembleia ocorreu nesta quinta-feira (03/05), na Praça das Placas, no Campos II da Instituição. O objetivo foi discutir o estatuto do DA, criar a comissão eleitoral para formação da primeira gestão, que terá duração de um ano e escolher o nome do Diretório.

Organizado pela professora de Introdução a Ciência Política e Teoria das Relações Internacionais II, Clarissa Carvalho, comentou a importância desse momento para os estudantes. “Esses estudantes estão formando o primeiro Diretório Acadêmico do curso de Relações Internacionais, queremos estimular o surgimento de líderes, despertar uma visão política e o trabalho em grupo. Mostrar os direitos e deveres que todos devem exercer e reivindicar”, fala Clarissa Carvalho.

A professora Clarissa abriu o evento dando as boas vindas, depois foi a vez do coordenador do curso, Edmilson Maciel, falar da importância daquele momento e apresentar o presidente e a secretária da comissão que iniciaram a assembleia com a leitura do estatuto.

Para o estudante do 3º período, Pedro Henrique, a criação do DA vai ser um meio importante para reivindicar os direitos. “A principal importância é que vamos poder reivindicar efetivamente nossos direitos e articular melhor a participação dos estudantes em eventos da área. Com a criação do DA isso pode ser mais fácil, como também trazer eventos para faculdade”, argumenta Henrique.

À noite terminou com a escolha do nome do Diretório Acadêmico, Austregésilo de Athayde, escolhido por unanimidade pelos estudantes. A próxima meta será a campanha dos grupos e a votação para assumir a primeira gestão do DA.