O projeto tem como título: “Inovação Industrial e Comércio Exterior no Agreste de Pernambuco”. Coordenado pelo professor Marconi Aurélio e Silva, o projeto contou com a participação de dois estudantes do 4º período do curso, Ana Luiza Santana e Jorge Siqueira Filho.

Entre os objetivos atingidos pelo projeto esteve o mapeamento de quais empresas situadas na mesorregião Agreste tinham efetuado exportação ou importação entre os anos de 2001 e 2010. Ao todo, foram identificadas 65 empresas exportadoras e 174 importadoras. Outra meta alcançada foi descobrir quais destas empresas eram indústrias inovadoras, a fim de melhor compreender que relação existe entre a inovação e o comércio exterior. Foram elas: a Hebron (setor fármaco-químico) e a Luzarte Estrela (setor da construção civil), ambas de Caruaru; a Acumuladores Moura, de Belo Jardim (setor de autopeças) e a Rota do Mar (setor de confecção).

Os resultados da pesquisa foram divulgados no III Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), e serão publicados como capítulo de livro editado pela Rede Brasileira de Cidades Médias, a ser lançado pela Editora Unesp neste primeiro semestre de 2012.