De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que para 2012, no Brasil, ocorrerão 14.170 novos casos, sendo 9.990 envolvendo homens e 4.180 mulheres. Visando reduzir os impactos negativos dessa doença, a população de Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, receberá professores e estudantes do curso de Odontologia da Faculdade Asces para mais uma campanha do Projeto Asa Branca de Combate e Prevenção ao Câncer de Boca. A ação será promovida numa parceria da Faculdade Asces com a Secretaria de Saúde do município.

A equipe da campanha, formada por 80 pessoas, examinará três mil crianças e adultos, de porta em porta, buscando identificar casos de lesões na região bucal. De acordo com pesquisas recentes da própria instituição e validadas pelo Ministério da Saúde, estima-se que em cada ação dessas, 20% dos examinados tenham algum tipo de lesão na cavidade bucal que, se não tratadas corretamente, poderão evoluir para um câncer. Uoston Holder, idealizador e coordenador do projeto, destaca que “a campanha é buscativa e visa, sobretudo, oferecer orientações que previnam problemas mais sérios à saúde”.

Em dez anos de existência, o Projeto Asa Branca já visitou 51 municípios, com a realização de 81 campanhas e cerca de 170 mil pessoas foram examinadas em ações promovidas em três Estados: Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Desse público, 27. 121 adultos foram diagnosticados com lesões de boca e 1.225 crianças apresentaram lesões. Em sua maioria, os casos são tratados no município em que a campanha é promovida e alguns casos são encaminhados para o Complexo de Clínicas Odontológicas mantidas pela Faculdade Asces, em Caruaru.