O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), como uma das ações de aproximação da categoria com temas relevantes da profissão, promove no dia 12 de março de 2012, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, o I Encontro Estadual do Serviço Social na Educação.

O encontro tem como uma das temáticas e discussão, o Serviço Social nas políticas sociais e na educação – “Espaço sócio ocupacional e prática profissional: demandas e desafios do/a assistente social na educação”.

Para o conselheiro do CRESS, José Albuquerque, à frente da Comissão de Serviço Social na Educação, o momento é oportuno para reunir os profissionais que atuam na área. “Com a instituição do GT de Serviço Social na Educação pelo CFESS, o tema vem ganhando mais força nos Estados e o CRESS se mostram presente nessa área importante de atuação do assistente social”, enfatizou o conselheiro.

A professora Juliene acompanhará mais seis estudantes do 5º período do curso de Serviço Social da Asces, que levará o Projeto de Extensão Diálogos para o encontro.

Segue a Programação:

8h às 9h – Credenciamento;

– Mesa de Abertura;

9h30 às 10h30 – Crise do capital e contrarreforma do Estado no Brasil: as principais tendências da política social na atualidade.

Palestrante: Erlenia Sobral do Vale – (Docente da Universidade Estadual do Ceará – UECE e Doutoranda em Serviço Social pela UFPE)

Mediadora: Adiliane Valéria

10h30 às 12h00 – A política de educação no contexto neoliberal e os principais projetos educacionais em disputa no Brasil.

Palestrante:
Daniel Rodrigues – (Docente da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE)

Eixo I: Os movimentos sociais na educação: as principais bandeiras de luta na atualidade.
Palestrante: José Alberto (Betinho) – (Militante do Comitê Popular de Educação)

Mediadora: Sandra Santos

12h às 14h – Intervalo.

14h às 17h – A intervenção do/a assistente social na educação e os desafios para a materialização do projeto ético-político do Serviço Social.

Palestrante: Ney Luiz Teixeira de Almeida – (Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ)

Eixo I: As demandas do Serviço Social na Educação: limites e possibilidades da intervenção do/a assistente social nesse espaço sócio ocupacional.

Palestrante: Heide Damasceno – (Assistente Social do Instituto Federal da Bahia – IFBA)

Mediadora: Karla Izabella