Formado em Educação Física e um pesquisador nas áreas de Gestão Esportiva, o professor da Faculdade Asces Thiago Seixas, que também é assessor da Secretaria dos Esportes do Governo de Pernambuco, concede entrevista sobre o atual momento do Brasil e, especificamente, do Estado nos preparativos para os grandes eventos nesta área. O professor participou do último Congresso Mundial da Sport Management Association of Australia and New Zealand (SMAANZ), na cidade de Melbourne, na Austrália, onde apresentou o estudo “World Cup Soccer FIFA Brazil 2014: An Analysis of Planning Actions of Pernambuco- Brazil”.

Portal Asces – O que os jogos da Copa do Mundo de 2014 poderão influenciar no desenvolvimento dos esportes no Estado de Pernambuco?

Thiago Seixas – Acredito que uma das grandes potencialidades que poderão ser desencadeadas através da Copa 2014 é o surgimento de novos projetos esportivos, no sentido de promover uma maior democratização do acesso à prática esportiva, haja vista que no momento o mundo já olha para o Brasil como país de oportunidades. Creio que novas instalações esportivas, que são os espaços por excelência para que haja a prática do esporte, devem ser construídas, no sentido de levar o esporte para mais perto do povo. Que a população tenha mais qualidade, quando na prática do esporte, que se fala tanto que é significado de qualidade de vida. Neste sentido, novas oportunidades também podem ser geradas no que concerne aos empregos, principalmente para a classe dos educadores físicos (tratando especificamente do quesito instalações esportivas e projetos sociais esportivos), pois os mesmos deverão estar presentes na execução das propostas, seja gerindo um complexo esportivo, um pavilhão poliesportivo ou gerindo/executando projetos sociais de esporte e lazer, e aí, neste momento, conhecimentos advindos da gestão esportiva certamente farão toda a diferença.

Portal Asces – Os nossos ex-alunos e estudantes de Educação Física serão beneficiados de alguma maneira com esta competição?

Thiago Seixas – Com relação às oportunidades de trabalho eu creio que sim, contudo a luta ainda é grande para levar a Copa para mais próximo do povo, e especificamente daqueles que fazem o esporte ser o que é atualmente; daqueles que vivem do esporte, os professores de educação física. Vale ressaltar que provavelmente haverá programa de voluntariado para a Copa 2014 do Governo de Pernambuco, na tentativa de mais uma vez levar oportunidades que sejam práticas e concretas para o povo. Normalmente os grandes eventos esportivos dependem dos voluntários para que sua execução seja bem sucedida e normalmente o maior percentual de voluntários em grandes eventos esportivos é de aposentados e de profissionais e estudantes de educação física, haja vista a ligação emocional e quase que espiritual que tais pessoas possuem com o fenômeno esporte.

Portal Asces – Ainda faltam três anos para a realização do mundial. Nós estamos no ritmo adequado para tudo ficar pronto até a competição? É preciso acelerar?

Thiago Seixas – No que se refere à obra da Arena Pernambuco sim. Estamos dentro do cronograma e com grandes chances de sediarmos a Copa das confederações em 2013. Ainda existem as obras que chamamos de medidas terciárias dos megaeventos esportivos, que são caracterizadas pelas obras de mobilidade urbana, segurança pública, aeroportos e obras estruturadoras do turismo, que ainda necessitam de agilidade para sua entrega à população dentro do prazo. Contudo se formos refletir acerca dos possíveis legados sociais, creio que ainda estamos distantes. Há a necessidade de maiores investimentos em programas estratégicos que levem em consideração o legado social da Copa. Tais investimentos devem ser articulados dentro da parceria Governo-Entes Privados, para que haja maximização de oportunidades e efetiva execução de propostas que realmente contribuam com a melhoria da qualidade de vida do povo pernambucano. Neste sentido posso destacar um programa que, acreditamos, dará bons frutos para Pernambuco, chama-se Aprendendo a Torcer, que é uma iniciativa da Secretaria dos Esportes do Governo de Pernambuco, em parceria com a federação pernambucana de futebol, onde objetiva-se solucionar um grande problema que ainda enfrentamos ao assistir jogos de futebol em estádios: a violência entre torcidas organizadas, que muitas vezes nos atinge pelo simples fato de estarmos no estádio tentando desfrutar do espetáculo esportivo.
O programa busca, através de campanha realizada em vários jogos do campeonato pernambucano reeducar o torcedor pernambucano, e mostrar que é possível torcer em paz, que é melhor torcer pela paz. Este sim será um grande legado para o pós Copa 2014, pois curiosamente a Arena Pernambuco não possuirá fosso nem alambrado. O desejo é que haja possibilidade de ainda depois da Copa, manter a arena sem alambrado, na certeza que teremos uma torcida que torce pelo esporte, pela vida saudável e pela paz nos estádios.

Portal Asces – Em relação à recepção das delegações, por exemplo, nós temos profissionais suficientes para acompanhar as equipes?

Thiago Seixas –
Com relação à recepção das delegações não devemos nos preocupar muito, pois essa é uma atribuição dos hotéis e CTSs (Centros de Treinamento de Seleções) que serão disponibilizados para que as mesmas escolham o local de sua preferência. Estivemos inclusive na palestra do comitê organizador local (COL) da Copa 2014 em recife, onde esta temática foi abordada. Com relação ao acompanhamento, não precisaremos nos preocupar, pois a FIFA possui parcerias com empresas que serão responsáveis por promover a divulgação dos possíveis locais que se candidatarão para ser CTSs.

Portal Asces – Antes, durante e depois dos jogos, quais são os principais benefícios para o setor no Estado?

Thiago Seixas – É justamente no antes, no durante e no depois que pode ocorrer o que chamamos de impactos econômicos dos megaeventos esportivos, que advém de todo o dinheiro que entra no país e no Estado em virtude dos turistas que virão prestigiar o evento e de todas as empresas que poderão se instalar, mesmo que temporariamente, em virtude da Copa. Há a necessidade de buscar a maximização dos impactos econômicos, que só é possível se o Brasil e, especificamente Pernambuco, estiver organizado para que tenhamos um “cardápio” de atividades completo para oferecer aos turistas que virão a Pernambuco. A estes três momentos, o antes, o durante e o depois, chamamos de momento de legado, que é o período que uma Sede consegue continuar a receber recursos em virtude do evento.

Portal Asces – Como este assunto tem sido tratado no curso de Educação Física da Faculdade Asces?

Thiago Seixas – Dentro do curso de Educação Física da Faculdade Asces, buscamos de maneira didática tratar a temática nas discussões e nas produções acadêmicas que são realizadas ao longo das disciplinas. Neste sentido as disciplinas como a Gestão Esportiva e Gestão de Eventos Esportivos, ministradas, respectivamente,por mim e pelo prof. MS. Luciano Leonídio, agregam valor importantíssimo neste processo de conscientização e debate, tão relevante para a construção de uma Copa democrática.