A Associação dos Artesãos e Comerciantes da Feira de Artesanato de Caruaru (AACFAC), em parceria com Sebrae, Senac, Prefeitura de Caruaru e a iniciativa privada, realiza neste sábado (26) a Feira Cultural – Brinquedos e Doces Populares de Caruaru. A ação será na Praça Cel. João Guilherme (Praça da Conceição), Centro de Caruaru, das 09h às 13h.

Trata-se de uma iniciativa de valorização de dois segmentos tradicionais da cultura caruaruense: os brinquedos artesanais e os doces produzidos na cidade e comercializados em toda a região. “O que a Associação quer é incentivar os produtores e os comerciantes de brinquedos e doces populares a continuarem o trabalho que fazem. Essa feira vai ajudar na divulgação dos produtos”, diz o feirante Lucílio Alberto, presidente da Associação dos Artesãos e Comerciantes da Feira de Artesanato.

A Feira Cultural – Brinquedos e Doces Populares de Caruaru tem consultoria da ID Gestão em Turismo e Comunicação e do historiador e consultor cultural, Walmiré Dimeron. “Ao sair dos locais convencionais de comercialização, como a Feira de Caruaru, os produtores e feirantes têm a oportunidade de chegar mais perto de um potencial público consumidor que desconhece que brinquedos e doces tão tradicionais ainda são encontrados facilmente na cidade e em grande variedade”, ressalta Dimeron. “Esses elementos da cultura fazem parte da nossa identidade e são capazes de estimular outro setor importantíssimo, o Turismo”, completa Izabel Santos, turismóloga e consultora do projeto.

Quem for até a feira vai poder levar para casa guloseimas que estão nas lembranças de infância de muita gente como alfenim, mariola, colchão de noiva, pirulito arco-íris, cocadas, bolos de diversos tipos, broas, suspiro, bolo de goma e muitos outros. Entre os brinquedos, o público vai encontrar marionetes, mamulengos, carrinhos de lata e de madeira, bonecas de pano, pião, peteca, bola de gude… “Quer encontrar um excelente presente para criança? O artesanato é uma escolha criativa e de encher os olhos dos pequenos”, sugere Izabel Santos lembrando que a Feira de Caruaru é um ótimo lugar para encontrar tantas opções interessantes.

Na expectativa pela realização da Feira Cultural – Brinquedos e Doces Populares de Caruaru, os participantes esperam bons frutos desta ação. São eles os responsáveis por provocar encantamento com doces deliciosos e brinquedos feitos com tamanha habilidade. Alguns buscam fazer no dia a dia aquilo que é fundamental para a perpetuação da cultura, o ensino das técnicas de produção aos filhos. “Meu objetivo é fazer com que meu filho leve a produção adiante, no futuro”, planeja o produtor de pirulitos arco-íris, Lourinaldo de Lima, há mais de vinte anos na atividade.

Igualmente deliciosos, os alfenins ainda fazem muita gente lembrar com saudade de tempos passados. Feitos à base de açúcar, água e limão, é Severina Maria da Silva, conhecida por Dona Neném, que põe a mão na massa e, há quarenta anos, vem criando admiradores incondicionais entre aqueles que provam da iguaria. “Ações como essa ajudam a divulgar nosso produto”, espera Dona Neném.

Com a destreza adquirida em anos de experiência, Celestina Rodrigues, de 76 anos, é a prova de que na família a arte está no sangue. Moradora do Alto do Moura, mãe da artesã Marliete Rodrigues e irmã do Patrimônio Vivo de Pernambuco, o também artesão Manuel Eudócio, Dona Celestina produz pequenas panelas e bandejas de barro, ótimas para decoração de ambientes e até para brincadeiras infantis. Ela também estará na Feira Cultural – Brinquedos e Doces Populares de Caruaru.

Serviço
O que
: Feira Cultural – Brinquedos e Doces Populares de Caruaru
Data: 26 de novembro de 2011 (sábado)
Horário: 09h às 13h
Local: Praça Cel. João Guilherme (Praça da Conceição – Marco Zero de Caruaru/PE)

Fonte: Diego Barbosa / Assessoria de Imprensa da Feira Cultural