De 20 a 26 de novembro de 2011, representantes de Instituições e Organizações selecionadas no Projeto Cine Mais Cultura Pernambuco estarão participando de oficinas e capacitação. Depois de quase dois anos do anúncio dos aprovados no Edital de 2009, esta será a primeira etapa de execução do projeto, em que serão trabalhados temáticas como a história do cinema, programação de cineclubes, divulgação e os segredos de manipulação dos equipamentos que serão doados pelo MinC.

A Faculdade Asces foi aprovada ao apresentar a iniciativa do Cine Sofia, projeto ligado ao curso de Direito. Os professores Alexandre Costa e Saulo Miranda, estarão participando da capacitação, em Moreno. A Instituição concorreu com mais de cem proponentes, sendo selecionados apenas 46 projetos que vão desenvolver ações de exibição não comercial de filmes e formação de público em Pernambuco.

“Temos certeza de que vamos fazer ótimo uso desse material, inclusive da videoteca de cinema brasileiro (cento e quatro filmes) que acompanha o material doado”, comenta o professor Alexandre Costa.

A capacitação ficará a cargo da FEPEC – Federação Pernambucana de Cineclubes, através do acordo de Cooperação Técnica e Financeira celebrado entre o CNC – Conselho Nacional de Cultura e a Fundarpe.

O intuito é que essas entidades levem a democratização do acesso às obras audiovisuais, o estímulo à formação de redes sociais e culturais, a formação de plateia crítica, o envolvimento e a participação da comunidade na gestão, o apoio à produção audiovisual brasileira com a exibição não comercial dessas obras e o fomento à exibição, intercâmbio e divulgação.

“Com esse equipamento, poderemos levar o cinema até as comunidades pobres da cidade e da zona rural, realizando um papel sério de solidariedade e de fraternidade para com as pessoas carentes de nossa região”, conclui Costa, revelando a importância do incentivo ao Cine Sofia.

Saiba mais sobre o Cine Sofia