O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas até 28 de outubro para os cursos de mestrado e doutorado.

O PPGL tem por objetivo possibilitar ao pós-graduando as condições para o desenvolvimento de estudos que demonstrem o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos essenciais na área de Linguística, de modo a qualificá-lo como pesquisador e docente de nível superior.

Ambos os cursos integram a área de concentração “Estudos Linguísticos”, que está subdivida em três linhas de pesquisa.

A linha “Ensino e Aprendizagem de Línguas”, investiga os aspectos e as variáveis dos processos de ensino/aprendizagem de línguas, a partir de uma visão ampla das questões de linguagem que possibilite a realização dos estudos sob perspectivas transdisciplinares.

Em “Linguagem e Discurso”, as reflexões sobre o discurso são norteadas por estudos históricos, políticos e sociais da linguagem.

Já “Linguagem Humana e Tecnologia” tem como objetivo característico a exploração do conhecimento linguístico como base fundamental para a construção de sistemas computacionais que tipicamente manipulam a língua natural.

O processo seletivo será composto de quatro etapas: avaliação do projeto, prova escrita, exame de proficiência em língua estrangeira e defesa oral do projeto perante comissão constituída por três docentes da linha de pesquisa.
O resultado final será divulgado no dia 2 de dezembro no site do programa.

Mais informações e edital: www.ppgl.ufscar.br

Fonte: Agência FAPESP