Nunca o tema meio ambiente foi tão debatido na sociedade. Os reflexos sobre a degradação da natureza, atitude e engajamento social são muitas vezes as vertentes desta discussão. Por isso, a Faculdade Asces estará promovendo a primeira edição do projeto Asces Sustentável na próxima sexta-feira (28).

A programação tem como objetivo reunir crianças e adolescentes da comunidade para participarem de oficinas que mostram o reaproveitamento de materiais plásticos para a produção de brinquedos e de peças artísticas. O envolvimento de outras linguagens como o cinema e a música também farão parte da programação que acontecerá das 14h às 17h, no Campus Universitário Tabosa de Almeida, em Caruaru. Cerca de 200 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, vindas de escolas públicas dos bairros vizinhos, participação da programação que terá ainda contadores de histórias, exposição de máscaras e de pintura. A atividade é gratuita e toda a comunidade poderá participar, não é necessária a inscrição prévia.

“O principal intuito deste trabalho é promover a consciência e a educação para o consumo sustentável. Nós estamos bem engajados nos últimos preparativos para a celebração do primeiro Dia Asces Sustentável e contamos com a integração da comunidade”, destacou a professora Clarissa Marques, coordenadora do grupo de pesquisa Consumo Sustentável, responsável pela organização do Asces Sustentável. As atividades realizadas por este grupo demonstram a capacidade das atividades extensionistas de intervenção na realidade da sociedade, na realidade do município de Caruaru.

Para arrecadar os materiais que serão utilizados nas oficinas artísticas e culturais, com a participação das crianças e jovens no evento, foram espalhados por diversos pontos da Faculdade, pontos de arrecadação de materiais recicláveis onde os professores, funcionários, estudantes e a comunidade em geral podem doar, tais como: garrafas pet, tampinhas de garrafas e embalagens plásticas em geral.

Paralelo – Também acontecerá neste dia o III Festival da Criança, um evento organizado por outro grupo de Extensão da IES: o Águas do Agreste. Criado há três anos, o projeto desenvolve pesquisas sobre a qualidade da água consumida nas escolas públicas de Caruaru e da região Agreste, como também organiza atividades lúdicas e educativas sobre a importância do consumo deste líquido e da higiene pessoal e de alimentos como prevenções de diversas doenças.

Os números conquistados pelo projeto falam por si: 100 mil professores, estudantes e funcionários foram beneficiados, 93 escolas analisadas, 23 municípios visitados, ao todo 72 estudantes passaram pelo projeto. Estudantes e professores dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Engenharia Ambiental e Educação Física integram esse projeto que levou até agora 68,8% das escolas analisadas dados e orientações sobre com sanar os problemas encontrados.