A Alemanha sediou, no mês de agosto, um dos principais Congressos Internacionais de Filosofia Jurídica e Social: "25th IVR World Congress of Philosophy of Law and Social Philosophy". A professora da disciplina de Direito Ambiental da Faculdade Asces, Clarissa Marques, participou da programação apresentando o trabalho com o título: “The Environment And Future Generations: The Past, The Future And A New Individual”, no grupo de trabalho sobre Meio Ambiente, tratando sobre a perspectiva da problemática das gerações futuras como sujeitos do meio ambiente.

O congresso aconteceu na cidade de Frankfurt am Main, na Alemanha, no campus da Goethe Universität. O tema geral do evento foi Direito, Ciência e Tecnologia e a organização ficou a cargo da sessão alemã da IVR – Internationale Vereinigung für Rechts- und Sozialphilosophie.

Durante o evento, segundo a docente Asces, a participação trouxe uma interação ampla sobre o assunto do meio ambiente. “Tanto colegas brasileiros, como professores da Alemanha, do Japão e da Suíça, por exemplo, estavam envolvidos no grupo de trabalho possibilitando um debate bem diversificado e interessante sobre o meio ambiente”, comentou.

Faculdade Asces – Desde 2009, a doutoranda Clarissa Marques coordena o grupo de estudos “Meio Ambiente e Consumo Sustentável”, que tem como objetivo desenvolver um trabalho de diagnóstico e mobilização na própria Faculdade Asces.

O grupo já realizou duas pesquisas e conta com inúmeros artigos científicos elaborados sobre o tema. Ao longo desse período, o principal desafio tem sido a mudança da cultura de que reutilizar é uma atitude proativa e que traz excelentes benefícios para o meio ambiente. “Nós identificamos que as pessoas tem um pensamento pro meio ambiente, mesmo que a partir do o simples ato de reutilizar o papel, por exemplo. Mas é preciso avançar”, destacou o estudante Dirceu Lima. A opinião dele é compartilhada pelas jovens Roberta Torres e Juliana Mello, que também integram o grupo de pesquisa.

Para a coordenadora do grupo, é preciso uma maior conscientização sobre o consumo do copo descartável diariamente. “Ainda é grande o consumo diário de copos, a média é de 5 por dia. A próxima etapa é conscientizar as pessoas quanto à reutilização ou mesmo o uso de canecas, evitando o desperdício”, disse a coordenadora.

Com parte dos trabalhos do grupo, a equipe participou em maio deste ano do Congresso Internacional de Direito Ambiental, em São Paulo, após aprovação do artigo científico “Responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente e suas formas de reparação”. No trabalho, Amanda Machado, Dirceu Lemos, Geane Belo e Roberta Torres. O texto trata, entre outros pontos, da evolução histórica da legislação ambiental no ordenamento jurídico brasileiro e traz alguns aspectos a cerca da capacidade da sociedade em auxiliar o Poder Público na luta diária contra a degradação ambiental por atitudes que vão contra os preceitos legais.