Gilberto Alfredo Pucca Júnior é o coordenador nacional de saúde pública bucal do Ministério da Saúde desde 2003. Participou do governo Lula e continua no governo da presidente Dilma.

Responsável pelo programa Brasil Sorridente, Pucca vem pela segunda vez a Caruaru para participar do IV Congresso de Odontologia da Faculdade Asces. Ele participa de uma mesa-redonda para discutir as políticas públicas de saúde bucal.

Na entrevista Gilberto Pucca destaca as metas alcançadas pelo governo e as previstas para o futuro com relação à saúde pública bucal, nos fala da situação do Estado de Pernambuco e da Faculdade Asces.

Asces em Foco – O que o senhor tomou como meta sendo o coordenador nacional de saúde pública bucal do Ministério da Saúde?

Pucca – A principal meta foi, e vem sendo, implantar e consolidar a primeira política nacional feita especificamente para tratar de saúde bucal no país. Uma política que inclui, além das ações de prevenção e tratamento básico, o atendimento especializado e a reabilitação em saúde bucal. Hoje já podemos falar em Rede de Atenção à Saúde Bucal no SUS, algo impensável até 8 anos atrás.

Asces em Foco – Quais os resultados comemorados pelo Governo Lula com o Projeto Brasil Sorridente?

Pucca – Os resultados são muitos. Comparando a estrutura que havia antes do Governo Lula (2002) com o que fechou seu
Governo (2010), podemos citar como principais conquistas:

•         Aumento de 49% no número de dentistas trabalhando no SUS:

•         Criação dos CEO – Centros de Especialidades Odontológicas: responsáveis pelo tratamento especializado em Odontologia (canal, cirurgias, etc.). Hoje são 853 CEO em funcionamento e mais 100 em fase de construção.

•         Criação dos Laboratórios de Prótese Dentária – hoje são 664 em funcionamento, levando reabilitação protética à população.

•         Aumento no número de atendimentos odontológicos pelo SUS de 57%, sendo que na Região Nordeste este aumento foi de 86%.

•         E ainda a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil 2010 – mostrou:

Queda de 26% na incidência de cárie aos 12 anos entre 2003 e 2010.

O Brasil passou a ser classificado como país com baixa incidência de cárie pela OMS:

Entre 2003 e 2010, na população entre 35 e 44 anos, houve um aumento de 70% no número de dentes tratados, e queda de 45% no número de dentes extraídos por cárie.

Asces em Foco – Onde o Governo Federal quer chegar com a sua manutenção como gestor da aplicação de política de Saúde Pública Bucal do Governo Dilma?

Pucca – O Governo Dilma é um Governo de continuidade. Isso significa que as políticas de sucesso do Governo Lula, que é o caso do Brasil Sorridente, continuarão sendo prioridade do novo governo. E usando uma máxima futebolística, marca do presidente Lula: não se mexe em time que está ganhando.

Asces em Foco
– Como o senhor situa o Estado de Pernambuco no projeto de atenção pública a saúde bucal?

Pucca – O Estado de Pernambuco é um grande parceiro do Governo Federal na implantação do Brasil Sorridente. Nos sete anos do programa foram implantadas mais de mil Equipes de Saúde Bucal no estado, além de 41 CEO e 9 sistemas de fluoretação de águas de abastecimento público. Além disso, observamos no estado um grande salto no número de procedimentos preventivos em odontologia, passando de cerca de 1 milhão no ano de 2005 para mais de 4 milhões em 2010.

Asces em Foco – Como o senhor ver o papel da ABO, do CFO e CRO na cena de atenção a categoria e serviços prestados as comunidades das suas respectivas áreas de ação?

Pucca – Os conselhos e entidades de classe, tem papel fundamental principalmente na fiscalização da qualidade do atendimento prestado a população e na capacitação técnica dos profissionais de saúde bucal, respectivamente. Sendo assim, é muito importante que estes órgãos também tenham um olhar voltado para a saúde pública, auxiliando o Ministério da Saúde na evolução da Política.

Asces em Foco – Caruaru, como cidade Polo e de convergência de milhares de pessoas carentes de uma macro – região com mais de dois milhões de pessoas do Agreste Setentrional do Estado tem recebido a atenção devida dentro dos projetos do Governo Federal?

Pucca – Com certeza. Uma das primeiras clínicas inauguradas pelo presidente Lula dentro do Programa Brasil Sorridente foi a Clínica Asa Branca, de Caruaru. Desde então, o Ministério da Saúde vem constantemente realizando parcerias com Caruaru de apoio a implementação da política, seja doando equipamentos e insumos, como na disponibilização de recursos financeiros através de convênios e repasses sistemáticos. Tanto que, dos 41 CEO de Pernambuco, 3 estão em Caruaru, sendo um o CEO – Asces.

Asces em Foco – Quais as previsões de resultados com a aplicação de uma política de saúde pública bucal includente ao final do Governo Dilma?

Pucca – Esperamos que o Brasil Sorridente possa, até o final do Governo Dilma, também chegar a população em extrema pobreza do Brasil. Por isso nossos esforços estão direcionados no sentido de criar portas de entrada preferenciais para as pessoas com maior necessidade, ou seja, as pessoas em extrema pobreza. Isso, é claro, sem deixar de lado o atendimento que já vem sendo prestado de forma contínua a toda a população.

Asces em Foco – Quais os investimentos previstos para a saúde bucal no governo Dilma Roussef?

Pucca – O Governo da Presidenta Dilma tem total compromisso com a saúde bucal. Os investimentos no setor estão sendo ampliados para que possamos implantar, até 2014: 8 mil novas equipes de saúde bucal, 400 novos CEO e 400 novos Laboratórios de Prótese Dentária.

Asces em Foco
– Um dos maiores problemas do SUS  é a falta de uma fiscalização eficiente do emprego das verbas. Existe alguma política sendo desenvolvida para melhorar esta fiscalização?

Pucca – Sim. O Ministério da Saúde está trabalhando como um todo para criar indicadores de acesso e qualidade dos serviços prestados pelo SUS. Através destes indicadores será possível monitorar a qualidade dos serviços prestados pelos municípios e assim controlar melhor a aplicação dos repasses financeiros.

Asces em Foco – Qual o conceito e a relação que o ministério da saúde tem com a Faculdade Asces?

Pucca – O Ministério da Saúde sempre teve uma ótima relação com a Asces. Um dos primeiros CEO de Pernambuco foi o CEO que funciona dentro da universidade. Já levamos protocolos de atendimento desenvolvidos aqui para servirem de exemplo ao resto do país. Esperamos que esta parceria continue durante os próximos anos, gerando sempre esta troca de saberes.

Asces em Foco – Pela segunda vez o senhor participa do Congresso de Odontologia da Asces, como o senhor observa a evolução do curso, da instituição e como vai ser sua participação?

Pucca – O curso de Odontologia da Asces conta com boa infra-estrutura e um excelente quadro de docentes, dois quesitos fundamentais para garantir a qualidade de qualquer graduação. Minha participação foi numa mesa-redonda para discutir as políticas públicas de saúde bucal.
 
Asces em Foco – Com 52 anos de existência, como o senhor aborda o pioneirismo da Instituição e principalmente a importância do curso de Odontologia para população de Caruaru e Região?

Pucca – Não tenho a menor dúvida da importância da Asces para a população de Caruaru e região. Um pólo de ensino tão avançado como esse com certeza garante muitos benefícios para a região onde está inserido. Falando especificamente da odontologia, a Asces garantiu o primeiro CEO de Caruaru, fazendo com que esta cidade fosse uma das pioneiras no Brasil a oferecer atendimento especializado em saúde bucal pelo SUS. E ao longo destes anos continua trazendo atendimento de alta qualidade aos caruaruenses.