O Prêmio de Fotografia Ciência e Arte foi concebido como um marco para a criação do acervo de imagens relativas à produção e à criação técnica e científica brasileira. O prêmio revela talentos e traz uma tendência relativamente recente no âmbito acadêmico científico mundial de associar as tecnologias tradicionais e inovações eletrônico-digitais à produção de imagens com temas sobre pesquisa científica, tanto quanto objeto como produto de estudos e análises fundamentados na ciência.

O Prêmio foi instituído pela Resolução Normativa 011/2011 de 11/05/2011 e lançado no dia 27 de abril de 2011 na solenidade de comemoração do aniversário de 60 anos do CNPq, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, e contou com a presença de inúmeras autoridades, cientistas, políticos e servidores do Conselho.

O objetivo é promover inovação e a ampla divulgação da ciência e da tecnologia no país e marca o evento dos 60 anos do CNPq e dentre outras coisas promover abertura para a divulgação de trabalhos científicos relevantes com a exposição de imagens feitas pelos próprios pesquisadores no sentido de dar maior visibilidade à pesquisa científica nos meios de comunicação.

O prêmio tem como público-alvo os estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, docentes e pesquisadores. As inscrições ocorrem até 12 de agosto de 2011 e oferecerá uma premiação de 90 mil reais. Mais informações no site http://www.cnpq.br/premios/2011