Nesta sexta-feira (20), no Salão do Júri, às 17h, no Fórum Demóstenes Batista Veras em Caruaru, ocorrerá a abertura do Projeto Escola Legal. O projeto é fruto de um convênio firmado entre o Poder Judiciário estadual, o Governo do Estado, Ministério Público, instituições de ensino superior conveniadas com o Tribunal de Justiça de Pernambuco e a Escola Superior da Magistratura de Pernambuco.

A Faculdade Asces é uma das Instituições conveniadas, através do Núcleo de Prática Jurídica e do curso de Serviço Social. De acordo com a professora Adenice Léo, umas das coordenadoras do projeto na Faculdade, a participação dos dois cursos é essencial para o sucesso do trabalho. “Os estudantes e professores do curso de Direito ficarão responsáveis por mediar os conflitos nas escolas, enquanto o curso de Serviço Social identificará os problemas para realização de uma triagem, entregando para os órgãos adequados a situação encontrada”, explica Adenice.

A ideia base consiste na criação de um Comitê de Mediação de Conflitos nas 16 escolas participantes do projeto, o qual atuará sobre as ocorrências de menor potencial ofensivo, utilizando-se de técnicas de mediação de conflitos. Os grupos também darão suporte para que denúncias contra crimes mais graves sejam investigadas.

Além da professora Adenice Léo, estarão presentes na abertura a professora e também coordenadora do projeto, Juliene Tenório, do curso de Serviço Social, membros da diretoria da Faculdade, o juiz da Vara Regional da Infância e Juventude da 1ª Circunscrição e coordenador geral do projeto, Paulo Brandão, a juíza da Vara Regional da Infância e da Juventude da 7ª Circunscrição e coordenadora do projeto em Caruaru, Silvia Virgínia, promotores, professores, pais e alunos.

O trabalho nas escolas foi implantado em 2010. Desde então, o projeto já capacitou cerca de mil pessoas para integrar os comitês, que são formados por representantes dos professores, dos pais de alunos e da comunidade.