Será realizada no período de 12 a 20 de maio, na Faculdade Asces, a Semana de Enfermagem, numa ação do curso de Enfermagem da Instituição e que está ligada diretamente às comemorações nacionais da categoria. Este ano o evento abordará o tema: Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação, destacando a realidade local, as dimensões éticas, técnicas e políticas e os desafios para a prática de Enfermagem na atualidade.

O objetivo da semana é mostrar um vertiginoso avanço no desenvolvimento da ciência e no processo de globalização, em que as consequentes mudanças atingem os mais diversos âmbitos da sociedade e, de acordo com a coordenadora do curso, Valéria Gorayeb, o “trabalhador de Enfermagem deve situar-se, ocupar seu espaço e exercer sua autonomia para prestar um cuidado com qualidade, fortalecendo o campo de conhecimento próprio da Enfermagem e avaliando o que é ético e o que não é”.

Para Valéria essa temática vai trazer abordagens com dimensões ainda maiores como a ética, moral e produção do cuidado de Enfermagem, as inovações tecnológicas e os currículos de formação. “Acredita-se que as comemorações construídas de forma coletiva, possam contribuir para o desenvolvimento do debate e de reflexões sobre estes temas entre os profissionais e estudantes da Enfermagem, destacando a realidade local, os desafios organizativos, técnicos e políticos da Enfermagem na atualidade sob a ótica da temática”, explica a professora.