Na manhã desta terça-feira (26/04) a coordenação do curso de Serviço Social da Faculdade Asces entregou à Gerência Regional de Educação (GRE), em Caruaru, o relatório com os resultados alcançados no primeiro ano do Projeto de Extensão Universitária “Diálogos: escola, família e comunidade”. O documento contém dados sobre as atividades de integração e mediação de conflitos na Escola Estadual Santa Maria Gorette.

Os trabalhos foram desenvolvidas em diferentes níveis de articulação, ou seja, junto aos gestores, professores, pais e alunos da unidade educacional. Durante o encontro na GRE, a coordenadora do curso de Serviço Social, Sheilla Rocha, destacou os bons resultados alcançados ao longo do último ano. “Nós avaliamos de forma bem positiva estes resultados, principalmente porque nós conseguimos aproximar esses públicos e colocar em pauta a necessidade de contato permanente entre os mesmos”, disse Sheilla.

Para o gestor regional, Antônio Fernando Silva, o projeto da Faculdade Asces vem sendo um importante instrumento de mudança da realidade dos jovens atendidos. Com este primeiro ano de atuação, é possível identificarmos contribuições significativas. “A gestão participativa nas escolas tem sido um dos nossos objetivos junto à Gerência e estamos dispostos a abrir as portas de outras escolas de nossa rede para o projeto Diálogos”, adiantou Silva.

Além de buscar a integração entre escola, família e comunidade, bem como a aproximação dos universitários em relação à área educacional, o projeto também objetiva estimular a produção científica sobre o tema. “Queremos abrir novos horizontes de pesquisa, propiciando produção de trabalhos sobre a Educação e a violência”, concluiu a coordenadora do Projeto e Assistente Social , Juliene Tenório.

O Diálogos realiza reuniões e oficinas. Para os estudantes de Serviço Social também são promovidas palestras abordando maneiras de solucionar os problemas existentes nas escolas. Um grupo de quatro alunas participa mais diretamente do Projeto, acompanhando as visitas à escola. É o caso da estudante do 2º período, Olívia Sotero, para quem as atividades contribuem para a formação de um novo profissional de Serviço Social. “Por enquanto, só podemos observar os trabalhos desenvolvidos, mas já entramos em contato com as dificuldades existentes nesses locais, e que, infelizmente, não ganham muita atenção dos profissionais da nossa área. Quando nos formarmos, vamos ter outra visão e daremos atenção ao assunto”, comentou.

Projeto Escola Legal

Outra importante conquista do Projeto Diálogos está no convênio entre a Faculdade Asces e o Tribunal de Justiça de Pernambuco que permite a inserção dele no Projeto Escola Legal. O Diálogos atuará em outras 16 unidades educacionais. A participação será justamente nos Comitês de mediação de conflitos, sendo responsável pela realização do diagnóstico social dos sujeitos envolvidos nos conflitos encaminhados aos comitês e nas ações de prevenção da violência, a partir da integração entre escola, família e comunidade.

“Acreditamos que o Serviço Social contribuirá com a apropriação por parte dos comitês do fenômeno da violência de forma mais complexa, relacionando-a com a questão social; com a atuação e produção de conhecimento do Serviço Social nas escolas públicas, garantindo ainda a observação, reflexão e conhecimento das alunas do curso de Serviço Social sobre a temática”, afirmam as Professoras Juliene Tenório e Tatiana Ferraz, coordenadoras das atividades de extensão na área de Serviço Social no Projeto Escola Legal.