A Faculdade Asces promoveu na última quarta-feira (20), palestra voltada para os estudantes do curso de Biomedicina, com o tema: “O uso de geoprocessamento e tecnologias móveis para investigação de doenças endêmicas”, o egresso da Instituição, Onício Batista Leal Neto e residente em saúde coletiva pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães-Fundação Oswaldo Cruz-Recife- PE, foi o responsável pela condução do evento.

No primeiro momento, Onício fez questão de enfatizar que seu interesse por saúde coletiva surgiu quando ele participou, ainda na Asces, do Projeto de Pesquisa e Extensão “Águas do Agreste”, pois ele teve a oportunidade de vivenciar uma realidade de contato direto com a comunidade. “A área de saúde publica é ampla para a atuação do Biomédico, mas pouco procurada pelos recém formados. É uma área muito promissora e que tem um bom retorno financeiro, entretanto, independente da área escolhida é importante fazer o que realmente gosta”, comentou Onício.

O profissional destacou em sua apresentação a importância do uso das novas tecnologias a exemplo de aparelhos eletrônicos que possuem uma grande capacidade no armazenamento de dados, e o quanto tais ferramentas podem ser úteis e ágeis na solução de problemas relacionados à saúde pública, citando as doenças endêmicas que são causadas por vetores e que o homem é portador. Além disso, doenças desse tipo são de difícil erradicação, pois é necessário eliminar o vetor da doença, a exemplo disso temos a dengue que é causada pelo mosquito Aedes aegypti e que para solucioná-la é necessário que se extermine o transmissor.

E é com base nessa lógica que trabalha a equipe da residência Multiprofissional em saúde coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) da qual faz parte Onício. O centro tem como principal objetivo capacitar profissionais da área de saúde e afins, de preferência recém-formados, para analisar criticamente as características dos processos geradores dos problemas e questões de saúde, suas relações com a organização social e as alternativas de solução.

“Diante desse fato a Faculdade Asces tem voltado sua política pedagógica para eventos como estes que estimulam os estudantes a se dedicarem nas atividades acadêmicas, apoiando os alunos egressos e provando assim que com esforço é possível tornar-se um profissional bem sucedido”, comenta a coordenadora do curso de Biomedicina Sibele Ribeiro. A coordenadora ainda acrescentou que a Instituição sempre se preocupou em dar um suporte extra aos estudantes, tanto durante o curso, na realização de projetos e quanto depois, os convidando para eventos, como foi o caso da palestra realizada com o egresso Onício Neto.

Serviço

O curso de residência no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães-Fundação Oswaldo Cruz-Recife- PE, tem duração de 24 meses. O edital e o processo seletivo são de responsabilidade da Secretaria de saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE), que também concede as bolsas para estudantes participantes.