Em companhia do coordenador do curso de Odontologia da Instituição, professor Petrônio Martelli, as pesquisadoras Isabel Pereira, médica mastologista do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), Rejane Ferreira, professora da Universidade de Pernambuco (UPE) e pesquisadora da Fiocruz/PE e o pesquisador Peirre de Paepe, do Instituto de Medicina Tropical da Bélgica, conheceram nesta quinta-feira (13), as instalações da Faculdade e realizaram as entrevistas nos candidatos pré-selecionados para participar da pesquisa que será realizada em Caruaru.

A pesquisa é sobre o acesso à saúde básica e faz parte do projeto Equity-la e em Caruaru terá a colaboração dos estudantes de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, Biomedicina e Farmácia da Faculdade Asces e Prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde.

O equity-la é um projeto de pesquisa cujo objetivo é analisar o impacto na equidade de acesso e a eficiência das redes integradas de serviços de saúde (RISS) na Colômbia e no Brasil e adotar um enfoque multidisciplinar em pesquisa de saúde, combinando métodos qualitativos e quantitativos.

Esta pesquisa conta com a participação de quatro países: Espanha, Bélgica, Brasil e Colômbia. A investigação constará de duas etapas: dois estudos de casos nacional, na Colômbia e outro no Brasil para avaliar o desempenho real das Redes Integradas de Serviços de Saúde (RISS) em relação ao acesso a atenção em saúde, a continuidade assistencial e a eficiência, segundo as políticas sanitários vigentes; Uma análise comparativa entre dois países, com o objetivo de identificar fatores e atores que afetam aos resultados em cada contexto particular.

Segundo Rejane Ferreiro, uma das pesquisadoras e coordenadora da pesquisa no Estado, o objetivo desta seleção é motivar os universitários para este universo acadêmico, principalmente por que, os dados coletados poderão contribuir, no futuro, para a construção de novas políticas públicas de saúde. “O inquérito populacional que será coletado pelos estudantes vai contribuir para uma experiência importante na formação deles enquanto futuros pesquisadores”, comentou Rejane.

A próxima visita será de 02 a 06 de maio, quando os pesquisadores realizarão o treinamento para os candidatos selecionados na pesquisa, que será aplicada de 09 de maio a 10 de junho.