A atuação profissional, sobretudo nos aspectos das inovações no campo da saúde e do esporte, é o objetivo principal que será abordado durante as quartas edições do Congresso e do Encontro de Educação Física e Fisioterapia do Agreste de Pernambuco. Promovidos pela Faculdade Asces, as atividades acontecerão no período de 4 a 6 de maio, no Campus Universitário Tabosa de Almeida. Os eventos contarão com palestras, mesas redondas, minicursos, exposições de trabalhos em pôsteres e conferências, bem como atividades culturais. A expectativa é a de que pelo menos 500 pessoas circulem durante os eventos.

Ocorrendo simultaneamente, os eventos têm como objetivos destacar as novas competências, habilidades e atitudes profissionais como premissas para o sucesso na utilização das inovações tecnológicas nas duas áreas. Voltado para estudantes da graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais específicos e de outras áreas da saúde, o Congresso contará com subtemas de discussões, são eles: inovações na atuação do educador físico e fisioterapeuta na atenção primária à saúde; inovações tecnológicas na Atenção Secundária e Terciária à Saúde, no Rendimento de para-atletas e na Prevenção e Reabilitação de Lesões de Atletas.

“O IV Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Agreste de Pernambuco se propõe a contribuir para a divulgação dessas profissões no interior do estado e a aproximar os profissionais e estudantes dessas áreas das inovações científicas e profissionais desenvolvidas na nossa região e em outras localidades do país”, destacou a Profª Lícia Vasconcelos, coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Asces e membro da coordenação geral do Congresso.

Os conferencistas convidados virão de diversas localidades do Brasil e representam um importante grupo de profissionais que investem na produção científica e/ou práticas profissionais pioneiras no que diz respeito às inovações tecnológicas. Quanto à produção científica no interior do Estado, destaca a prof. Lícia, “a região Agreste oferece um campo muito vasto para pesquisas, podendo ser mais bem explorado a partir do reconhecimento de que a pesquisa científica é uma importante ferramenta de produção de conhecimentos, desde que haja maiores investimentos nessa área”. A própria realização do Congresso de Educação Física e Fisioterapia da Faculdade Asces é uma oportunidade para o incentivo à ampliação das pesquisas nas áreas, com foco na realidade do interior.

“As inovações tecnológicas na saúde e no esporte têm provocado mudanças na atuação dos profissionais dessas áreas e contribuído intensamente na melhoria da qualidade de vida da população”, destacou o prof. Fernando Guimarães, um dos coordenadores gerais do Congresso e docente do curso de Educação Física da Instituição.

As inscrições para ambos os eventos já estão abertas. Os interessados devem acessar www.asces.edu.br/ceff2011 e garantir a sua vaga. O envio de trabalhos para submissão encerra-se no dia 15/04 e as inscrições encerram-se no dia 28/04. Informações: (81) 3721.9718 / asces.ceff@gmail.com.