Neste sábado (26), a equipe do Projeto Asa Branca de prevenção e combate ao câncer de boca, formada por estudantes do curso de Odontologia da Faculdade Asces e coordenado pelo professor Uoston Holder, realizarão visita preventiva ao município de Vertentes, Agreste de Pernambuco.

A campanha visa realizar 4mil exames e diagnosticar em torno de 20% de doenças de boca, o que corresponde 800 pessoas. "Essas pessoas precisam de tratamento imediato, se forem deixadas de lado provavelmente irão adquirir câncer de boca. Esse é o diferencial do projeto, combater o câncer antes de sua instalação”, comenta o professor Uoston Holder.

Ao todo estarão participando 57 estudantes do 1º ao 9º períodos do curso de Odontologia e duas secretárias da Faculdade, sob a coordenação do professor Holder. Este ano a equipe recebe duas estudantes da Universidade Potiguar (UNP) de Natal – RN, Maríllia Lins e Mayane Dayse, que se ofereceram para integrar ao grupo após conhecerem o projeto quando o professor Holder visitou a UNP no lançamento do seu livro.

O professor explica que diagnosticadas as lesões, estudantes extensionistas, passarão a atender os pacientes todos os sábados no próprio município e caso o problema não for resolvido, esses pacientes serão encaminhados para tratamento na clínica odontológica da Faculdade.

Essa é a segunda mobilização realizada este ano pelo Projeto Asa Branca, a primeira foi no Sítio Reinado, em Caruaru. A próxima parada será no dia 30 de abril no município de Queimadas na Paraíba.

Dados do Projeto Asa Branca:

Idealizado pelo professor Uoston Holder em 2001, o projeto foi oficializado pelo Ministério da Saúde em 2005, com a visita do então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.  Até 2010 o projeto já realizou mais de 154mil exames, sendo mais de 128mil em adultos e mais de 25mil em crianças. Foram diagnosticadas mais de 26mil lesões, sendo mais de 25mil em pacientes adultos e mais de 1mil em pacientes crianças.

Com Vertentes serão 48 municípios visitados, em 74 campanhas realizadas, distribuídas na Zona da Mata Sul E Norte, região do Agreste e Sertão Pernambucano, uma visita no Sertão da Paraíba, no município de Princesa do Agreste, duas no Agreste da Borborema – PB, Boqueirão e Queimadas e um no Alto Sertão Sergipano, no município de Canindé de São Francisco.