O prêmio é concedido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sob o tema “Tecnologias Florestais para Sustentabilidade dos Biomas”, poderão participar da 33ª edição do prêmio trabalhos sobre “Conservação florestal”, “Dendrologia e estatística florestal”, “Florestas energéticas”, “Manejo de florestas nativas e plantadas”, “Melhoramento de espécies florestais”, “Recuperação de áreas de preservação permanente”, “Silvicultura de precisão”, “Sistemas de produção sustentáveis”, “Tecnologias e utilização de produtos florestais”, “Usos madeireiros sustentáveis de espécies nativas” e “Usos não madeireiros sustentáveis de espécies nativas”.

Os candidatos, no entanto, deverão ser indicados por instituições como universidades e sociedades científicas até 21 de março. São escolhidos dois vencedores por ano: um da própria Embrapa e outro de instituição parceira do sistema de pesquisa.Cada um dos pesquisadores vencedores receberá uma peça de arte, um diploma e uma quantia equivalente a R$ 109.830,50.

Frederico de Menezes Veiga (1911-1974) foi professor fundador do Colégio Agrícola de Campos, em 1956. Entre 1967 e 1970, ocupou a Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Campos. Agraciado com as Medalhas do Conselho do Mérito Agrícola e Mérito Rondon, foi ainda membro da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar e diretor técnico da Cooperativa Fluminense de Açúcar.

Fonte: Agência FAPESP