A função do assistente social é, pois, intervir sobre os impactos da Questão Social ao cotidiano dos agrupamentos populacionais, garantindo direitos e promovendo condições de vida digna à população. Essa atuação se dará através das políticas sociais (sobretudo, as públicas) na execução de programas, projetos e serviços sociais.

O assistente social pode trabalhar em vários espaços públicos e privados. Como executor eminente das políticas sociais, esse profissional pode atuar nas instituições como hospitais, escolas, secretarias de assistência social, institutos de previdência, ONG´s, empresas privadas, tribunais e até nas forças armadas. Ressaltamos que os espaços ocupacionais do assistente social se estabelecem onde haja a necessidade de fluxos institucionais entre recursos garantidos por lei e a demanda social das populações.

Em um hospital, por exemplo, o assistente social é responsável pelo elo entre todos os setores da unidade, facilitando o acesso do usuário aos serviços de saúde prestados. Na empresa, o profissional pode trabalhar na área de benefícios trabalhistas, facilitando a relação empregado-empresa. No espaço escolar, o assistente social estabelece os laços entre as comunidades, as famílias e a escola, promovendo a resolução de conflitos que possam ser limitadores de uma educação de qualidade. Nos vários espaços de atuação, o objetivo profissional é de garantir a inclusão de um maior número de pessoas ao direito social de uma vida melhor.

Para a coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade Asces, Sheilla Nadíria, o curso vai contribuir para a qualidade do profissional no interior do Estado e um crescimento no número de empregos para esses profissionais. “Estamos construindo um projeto de pesquisa que tem como objetivo conhecer e, posteriormente, servir como parâmetro de articulação de tais profissionais.  A existência do curso presencial significa a formação profissional afinada com as necessidades sociais da região e um ponto de interação dos assistentes sociais de Caruaru e dos municípios circunvizinhos. Sabemos que a formação de qualidade repercute no mercado de trabalho de maneira positiva e concreta”, afirmou.

A formação acadêmica em Serviço Social respeita as orientações da Lei 8.662, de 7 de junho de 1993 que regulamenta a profissão, das Diretrizes Curriculares definidas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) para os cursos de Serviço Social no Brasil e das resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). O respeito a essas orientações garantem a qualidade da formação profissional e acadêmica do assistente social. Nesta, a postura investigativa, analítico-crítica e ética dos formandos é construída pela apreensão de conteúdos teórico-práticos das ciências sociais sobre as potencialidades e limites da sociedade brasileira através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como nas oportunidades de estágios curriculares.