Na manhã desta segunda-feira (20), em evento com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, o governador Eduardo Campos lançou oficialmente o sistema “Fone Fácil”, que possibilita à pessoa com deficiência auditiva se comunicar através de um telefone celular. O software custou R$ 1,8 milhão e foi desenvolvido pela Brava – empresa pernambucana sediada no Porto Digital.

O sistema funciona assim: um conjunto de aplicativos integrados transforma a voz do emissor numa mensagem de texto que é enviada ao celular do surdo e converte em voz as palavras digitadas pelo deficiente auditivo. Para isso, o pré-requisito é que o usuário tenha um smartphone, que a operadora Vivo – parceira no projeto – está disponibilizando por R$ 19,90 ao mês para os cadastrados na Associação de Surdos de Pernambuco (Asspe).

O ouvinte pode usar um telefone fixo também para a operação. Inicialmente, 50 surdos estão testando o “Fone Fácil”, e a meta é chegar a 10 mil em dois anos. Os interessados devem se inscrever na sede da Asspe (Praça Professor Barreto Campelo, 1238, bairro da Torre).

Fonte: Folha de PE